Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6137
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | RIBEIRO, Janete Amorim CLERES, Wanderson de Sousa DEBIAN, Wanderley Ruan Gomes |
Title: | Políticas públicas, currículo: ensino médio em perspectiva |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 198-218 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O Ensino Médio é um alvo constante de disputas em decorrência de ser um espaço de formação de jovens e de ser também um grande gargalo da educação básica que se traduz em indicadores sociais de negação de direito. O objetivo do presente artigo é demonstrar os impactos e os desdobramentos das políticas públicas na formação de jovens em especial no ensino médio, em acordo com o capital. As políticas públicas implementadas vêm intensificando a exploração e a precarização na formação dos jovens, criando uma dualidade entre a educação pública e rede privada aumentando a desigualdade social, gerando desesperança para as classes populares. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica na seleção de fontes identificou-se o livro de série histórica da educação de Minas Gerais e reportagens de jornal de circulação. Como resultado principal, constatou-se que existe uma política deliberada em aniquilar o setor público, reiterando práticas autoritárias seletivas e excludentes que desqualifica a escola pública como ineficiente e a rede privada como eficiente. E esta política é reiterada de maneira sistemática pelos currículos e avaliações externas, como ENEM, criando um ranking entre as escolas, se fundamentando numa formação marcada pela precarização do capital, reduzindo as possibilidades de uma educação transformadora. |
Keywords: | Políticas públicas ENEM Currículo |
Citation: | RIBEIRO, Janete Amorim; CLERES, Wanderson de Sousa; DEBIAN, Wanderley Ruan Gomes. Políticas públicas, currículo: ensino médio em perspectiva. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 198-218. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p198-218. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22739. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p198-218 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22739 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.