Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6133
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes
ZANARDI, Teodoro Adriano Costa
Title: Durkheim, a educação bancária e escola sem partido
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 130-153
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Os movimentos conservadores brasileiros contemporâneos têm investido sobre o conhecimento escolar de forma singular neste início de século XXI. As discussões têm pautado o conhecimento que deve ser distribuído nas escolas, a censura ao trabalho docente, a crença de que os educandos e a educandas são tábulas rasas e podem ser “doutrinados” pelos/as educadores/as. Dentro desse contexto, vale resgatar um clássica da Sociologia e da Sociologia da Educação que traz visões e concepções articuladas com as questões contemporâneas, pois Émile Durkheim (1858-1917), pai da Sociologia e defensor do funcionalismo, tem muito a dizer para a compreensão de movimentos que desejam a naturalização de um mundo que se ignore a diferença e a dissidência. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica e tematizando a educação escolar e seus desafios, pretende-se conjugar a visão de Durkheim com o debate sobre Escola Sem Partido, o papel do educador e a suposta passividade dos educandos.
Keywords: Durkheim
Educação bancária
Escola sem partido
Citation: KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Durkheim, a educação bancária e escola sem partido. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 130-153. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p130-153. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22381. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p130-153
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22381
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.