Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6133
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes ZANARDI, Teodoro Adriano Costa |
Title: | Durkheim, a educação bancária e escola sem partido |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 130-153 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Os movimentos conservadores brasileiros contemporâneos têm investido sobre o conhecimento escolar de forma singular neste início de século XXI. As discussões têm pautado o conhecimento que deve ser distribuído nas escolas, a censura ao trabalho docente, a crença de que os educandos e a educandas são tábulas rasas e podem ser “doutrinados” pelos/as educadores/as. Dentro desse contexto, vale resgatar um clássica da Sociologia e da Sociologia da Educação que traz visões e concepções articuladas com as questões contemporâneas, pois Émile Durkheim (1858-1917), pai da Sociologia e defensor do funcionalismo, tem muito a dizer para a compreensão de movimentos que desejam a naturalização de um mundo que se ignore a diferença e a dissidência. Assim, através de uma pesquisa bibliográfica e tematizando a educação escolar e seus desafios, pretende-se conjugar a visão de Durkheim com o debate sobre Escola Sem Partido, o papel do educador e a suposta passividade dos educandos. |
Keywords: | Durkheim Educação bancária Escola sem partido |
Citation: | KUMAIRA, Marco Antônio Delmondes; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Durkheim, a educação bancária e escola sem partido. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 130-153. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p130-153. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22381. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p130-153 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22381 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.