Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6132
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: LOPES, Daniela Oliveira
REIS, Leila Duarte
CÓSSIO, Maria de Fátima
SCHERER, Susana
SILVA, Vanessa Silva da
Title: Sicredi e o programa a união faz a vida: a influência da lógica mercantil na formação de professores
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 105-129
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo tem como objetivo analisar o discurso pedagógico, especificamente relativo à formação de professores, na cartilha Formando Educadores do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, desenvolvida via Parcerias Público-Privada (PPP) dessa organização com redes escolares no estado do Rio Grande do Sul (RS). Contextualizam-se, primeiramente, os conceitos de Terceira Via, Governança e Nova Gestão Pública, os quais dão suporte às PPPs e expressam-se como as estratégias contemporâneas adotadas pelo projeto capitalista. Depois se analisa o papel do Banco Mundial na disseminação desses ideais na educação, para então, na sequência, apresentar a análise da cartilha Formando Educadores, do Programa A União Faz a Vida, do Sicredi, de modo a exprimir sentidos e significados expressos no referido material. Nesse sentido, foi possível identificar o aporte de termos como cooperativismo e aprendizagem permanente, os quais representam elementos chave do projeto capitalista atual.
Keywords: Políticas educacionais
Parcerias público-privadas
Formação de professores
Citation: LOPES, Daniela Oliveira; REIS, Leila Duarte; CÓSSIO, Maria de Fátima; SCHERER, Susana; SILVA, Vanessa Silva da. Sicredi e o programa a união faz a vida: a influência da lógica mercantil na formação de professores. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 105-129. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p105-129. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22093. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p105-129
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22093
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.