Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6131
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | FERREIRA, Amauri Carlos LOVERA, Marcos Adriano MARQUES, Stela Maria Fernandes |
Title: | Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 84-104 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | A narrativa traça o percurso do que somos no mundo. Este artigo apresenta a narrativa de uma mulher em sua trajetória de vida. Poderia ser considerada como qualquer outra narrativa. No entanto, é a trajetória de uma mulher cega e sua conquista no território complexo da inclusão social. A narrativa é marcada pela procura da autonomia de leitura da Bíblia. Neste caminho, o conflito é instaurado no campo do preconceito religioso e de gênero. Assim, este artigo discute a trama entre memória, história e identidade de uma mulher, Paula França, que se confunde com a origem e extensão do projeto Bíblia para Cegos da história da Sociedade Bíblica do Brasil. A narradora fez de seu limite, a cegueira, marco de luta para sua inclusão religiosa. Saber de sua história é conhecer a trama do preconceito vivenciado por indivíduos com necessidades educacionais especiais. O caminho escolhido foi a descrição e a análise da narrativa na trama da subjetividade, na qual paixão e fé se misturam no campo da utopia religiosa. |
Keywords: | Inclusão Bíblia braile Gênero Memória Identidade |
Citation: | FERREIRA, Amauri Carlos; LOVERA, Marcos Adriano; MARQUES, Stela Maria Fernandes. Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 84-104. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22092. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22092 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.