Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6131
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: FERREIRA, Amauri Carlos
LOVERA, Marcos Adriano
MARQUES, Stela Maria Fernandes
Title: Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 84-104
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: A narrativa traça o percurso do que somos no mundo. Este artigo apresenta a narrativa de uma mulher em sua trajetória de vida. Poderia ser considerada como qualquer outra narrativa. No entanto, é a trajetória de uma mulher cega e sua conquista no território complexo da inclusão social. A narrativa é marcada pela procura da autonomia de leitura da Bíblia. Neste caminho, o conflito é instaurado no campo do preconceito religioso e de gênero. Assim, este artigo discute a trama entre memória, história e identidade de uma mulher, Paula França, que se confunde com a origem e extensão do projeto Bíblia para Cegos da história da Sociedade Bíblica do Brasil. A narradora fez de seu limite, a cegueira, marco de luta para sua inclusão religiosa. Saber de sua história é conhecer a trama do preconceito vivenciado por indivíduos com necessidades educacionais especiais. O caminho escolhido foi a descrição e a análise da narrativa na trama da subjetividade, na qual paixão e fé se misturam no campo da utopia religiosa.
Keywords: Inclusão
Bíblia braile
Gênero
Memória
Identidade
Citation: FERREIRA, Amauri Carlos; LOVERA, Marcos Adriano; MARQUES, Stela Maria Fernandes. Educação e religião - a narrativa sagrada de uma cega – o projeto de bíblia para cegos da sociedade bíblica do Brasil. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 84-104. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22092. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p84-104
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22092
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.