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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: GUIMARÃES, Thaís Pimenta
GUIMARÃES, Laís Pimenta
Title: Eca 30 anos: direito à educação e infância
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 465-485
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal promover, criticamente, uma consciência pública sobre a importância e implementação da Lei n.º 8.069/90, nomeada Estatuto da Criança e Adolescente - ECA, a partir do marco de celebração de seus 30 anos de vigência. A reflexão trazida pretende evidenciá-la como o principal instrumento normativo do Brasil para a proteção da população infanto-juvenil, sobretudo com a visão contextual da sua condição peculiar de desenvolvimento e posição de sujeito de direitos, dentre tantos, à educação infantil, no que diz respeito a ordem jurídica constitucional positivada e legislação correlata. E tudo isso se dá no nível discursivo de cuidado e proteção da infância como uma fase da vida humana, integrada a dimensão da cidadania, consideravelmente através do dever do Estado e da família, em colaboração com a sociedade. Ao ponto que compara os principais fatos e motivos que substituíram o antigo Código de menores e o assistencialismo vigente, tendo em conta a proteção e as propostas socioeducativas, sob o ângulo de avanço do ECA, com a perspectiva dirigida para o desenvolvimento pessoal e social. Em contornos interpretativos que, a conclusão desdobra-se sobre a dinâmica relacional entre ECA, educação e cidadania no intuito de formar para a infância uma voz, verdadeiramente razoável e prudente, de reconhecimento e participação política, de modo voltado a projetar uma democracia mais justa, igualitária e inclusiva.
Keywords: Estatuto da criança e adolescente
Inclusão
Cidadania
Democracia
Educação
Infância
Citation: GUIMARÃES, Thaís Pimenta; GUIMARÃES, Laís Pimenta. Eca 30 anos: direito à educação e infância. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 465-485. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p465-485. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24898. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p465-485
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24898
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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