Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6117
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: MUSTAPHA, Samir Ahmad dos Santos
LEUNG, Renata Takllan Rogow
Title: Academia estudantil de letras Kiusam de Oliveira e a importância da representatividade na educação para as relações étnico-raciais
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 294-321
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O artigo em tela procura trazer à tona e refletir sobre como o projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), da Rede Municipal de Educação de São Paulo, constitui-se uma política pública sólida de promoção da leitura literária, e como pode, a partir disso, contribuir para a Educação das Relações Étnico-Raciais. O projeto AEL tem quinze anos de existência e, ao longo deste percurso, como preconiza Candido (2011), tem fomentado o direito à Literatura, bem como favorecido a inclusão, a autonomia dos alunos e melhoria da aprendizagem. A partir da experiência de uma das escolas que realiza o projeto, a AEL Kiusam de Oliveira, da EMEF Francisco Rebolo, na periferia da Zona Sul da capital paulista, pretendemos analisar a importância da representatividade negra no trabalho com práticas literárias bem como do acesso e fomento à Literatura como caminhos centrais no processo de Educação para as Relações Étnico-Raciais e formação crítica dos alunos.
Keywords: Academia estudantil de letra
Projeto educacional
Literatura negra
Políticas públicas afirmativas
Representatividade
Citation: MUSTAPHA, Samir Ahmad dos Santos; LEUNG, Renata Takllan Rogow. Academia estudantil de letras Kiusam de Oliveira e a importância da representatividade na educação para as relações étnico-raciais. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 294-321. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p294-321. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24309. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p294-321
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24309
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.