Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6116
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: POLEZ, Franciele Teixeira da Silva
TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha
Title: Educação para as relações étnico-raciais no município da Serra-ES: uma análise das orientações curriculares de 2008
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 271-293
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este trabalho analisa as Orientações Curriculares para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Serra – ES, a fim de investigar se o documento em vigência contempla a lei federal nº 10.639/2003 e ações para a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no currículo escolar da rede municipal de ensino. Tendo em vista a luta do Movimento Negro, o currículo como espaço de poder e os debates atuais sobre a negritude, compreendemos a importância desta reflexão para a valorização da diversidade étnico-racial e combate ao racismo no ambiente escolar. O trabalho utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, com o emprego da técnica de pesquisa documental (Gil, 2010) sobre as Orientações Curriculares (OC) de Serra-ES, construídas em 2008 e ainda vigentes. Com os resultados da análise, consideraremos a necessidade de revisão do documento orientador, para que o trabalho da questão étnico-racial na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental seja efetivado.
Keywords: Orientações curriculares
Lei nº 10.639-2003
Educação das relações étnico-raciais
Educação infantil
Anos iniciais
Citation: POLEZ, Franciele Teixeira da Silva; TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha. Educação para as relações étnico-raciais no município da Serra-ES: uma análise das orientações curriculares de 2008. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 271-293. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p271-293. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24267. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p271-293
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24267
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.