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metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: DIONÍSIO, Tiago
Title: Reconfigurações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos trabalhadores: reflexões a partir das relações raciais e do ensino de geografia
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 239-270
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O racismo é um problema estrutural e seu combate passa, obrigatoriamente, e também, pela intervenção educativa. Daí a importância de refletirmos como o tema é tratado no sistema escolar, uma vez que acreditamos que este seja capaz de contribuir para a transformação do imaginário, dos valores, das culturas e das condutas. Neste sentido, este artigo apresenta uma análise do material didático de Geografia do Programa “Nova EJA” com recorte para as relações raciais, mais especificamente como se dá a representatividade da população negra no referido material, uma vez que o segmento negro da sociedade brasileira é a maioria nos bancos escolares na EJA. A partir das análises sobre as imagens e conteúdosdos cadernos dos estudantes, chegamos aos seguintes resultados: o material ofertado pelo Programa “Nova EJA”, que se propõe inovador com vista a combater a defasagem entre idade/série e evasão escolar, precisa trazer em seu cerne uma nova concepção educacional em que a população negra se veja representada positivamente e, assim, incluída no sistema escolar, visto que a representação da população negra está negligenciada, estigmatiza e estereotipada, reforçando, assim, o racismo institucional no espaço escolar e colaborando para práticas pedagógicas racistas.
Keywords: Educação de jovens e adultos trabalhadores
Relações étnico-raciais
Ensino de geografia
Programa “Nova EJA”
Material didático
Citation: DIONÍSIO, Tiago. Reconfigurações didático-pedagógicas na educação de jovens e adultos trabalhadores: reflexões a partir das relações raciais e do ensino de geografia. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 239-270. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p239-270. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24014. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p239-270
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24014
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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