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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6114
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | SILVA, Neide Cristina da | |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T21:02:14Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T21:02:14Z | - |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Neide Cristina da. Racismo no currículo de história: a visão dos discentes do ensino médio de São Paulo. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 211-238. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24352. Acesso em: 2022-05-12 | |
dc.identifier.issn | 2318-7344 | |
dc.identifier.uri | http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6114 | - |
dc.description.abstract | Após dez anos da promulgação do Estatuto da Igualdade Racial e dezessete da aprovação da Lei n.º 10.639/03, observa-se que tanto na rede pública como na rede privada de ensino, ainda persistem as práticas racistas. Sendo que o currículo de história deve ser analisado e questionado com o objetivo de entender se superou a historiografia eurocêntrica, que apresenta a população negra como inferior. A partir dessa problemática, a presente pesquisa tem como objeto a visão dos discentes do Ensino Médio sobre a aplicação da referida Lei no currículo de História. O objetivo principal é explicitar as percepções desses(as) estudantes sobre o racismo no Brasil e especialmente no currículo escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica tendo como principais teóricos: MEMMI, 1977, FREIRE, 2005 e SILVA, 1999, combinada a entrevistas. Optou-se por entrevistar seis discentes da terceira série do ensino médio, que se autodeclarassem negros(as), sendo três da rede pública e três da rede privada. Os resultados apontam que, na escola pública, houve poucas mudanças com relação à abordagem do negro na história. Na escola particular, o conteúdo da referida Lei é abordada com maior frequência, mas o currículo não é propício para assunção da identidade dos estudantes negros(as) presentes nessa rede. | pt_BR |
dc.format.medium | 211-238 | |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.subject | Curcurrículo | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject.classification | Nível teórico | |
dc.title | Racismo no currículo de história: a visão dos discentes do ensino médio de São Paulo | |
dc.type | Artigo Dossiê | |
dc.terms.source | Belo Horizonte | |
dc.terms.source | 8 | |
dc.terms.source | 17 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238 | |
dc.identifier.url | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24352 | |
dc.terms.title | @rquivo Brasileiro de Educação | |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
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