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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6114
metadata.dc.type: | Artigo Dossiê |
metadata.dc.creator: | SILVA, Neide Cristina da |
Title: | Racismo no currículo de história: a visão dos discentes do ensino médio de São Paulo |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 8 17 |
metadata.dc.format.medium: | 211-238 |
Issue Date: | 2020 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Após dez anos da promulgação do Estatuto da Igualdade Racial e dezessete da aprovação da Lei n.º 10.639/03, observa-se que tanto na rede pública como na rede privada de ensino, ainda persistem as práticas racistas. Sendo que o currículo de história deve ser analisado e questionado com o objetivo de entender se superou a historiografia eurocêntrica, que apresenta a população negra como inferior. A partir dessa problemática, a presente pesquisa tem como objeto a visão dos discentes do Ensino Médio sobre a aplicação da referida Lei no currículo de História. O objetivo principal é explicitar as percepções desses(as) estudantes sobre o racismo no Brasil e especialmente no currículo escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica tendo como principais teóricos: MEMMI, 1977, FREIRE, 2005 e SILVA, 1999, combinada a entrevistas. Optou-se por entrevistar seis discentes da terceira série do ensino médio, que se autodeclarassem negros(as), sendo três da rede pública e três da rede privada. Os resultados apontam que, na escola pública, houve poucas mudanças com relação à abordagem do negro na história. Na escola particular, o conteúdo da referida Lei é abordada com maior frequência, mas o currículo não é propício para assunção da identidade dos estudantes negros(as) presentes nessa rede. |
Keywords: | Curcurrículo História Racismo |
Citation: | SILVA, Neide Cristina da. Racismo no currículo de história: a visão dos discentes do ensino médio de São Paulo. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 211-238. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24352. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24352 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
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