Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6114
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: SILVA, Neide Cristina da
Title: Racismo no currículo de história: a visão dos discentes do ensino médio de São Paulo
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 211-238
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Após dez anos da promulgação do Estatuto da Igualdade Racial e dezessete da aprovação da Lei n.º 10.639/03, observa-se que tanto na rede pública como na rede privada de ensino, ainda persistem as práticas racistas. Sendo que o currículo de história deve ser analisado e questionado com o objetivo de entender se superou a historiografia eurocêntrica, que apresenta a população negra como inferior. A partir dessa problemática, a presente pesquisa tem como objeto a visão dos discentes do Ensino Médio sobre a aplicação da referida Lei no currículo de História. O objetivo principal é explicitar as percepções desses(as) estudantes sobre o racismo no Brasil e especialmente no currículo escolar. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica tendo como principais teóricos: MEMMI, 1977, FREIRE, 2005 e SILVA, 1999, combinada a entrevistas. Optou-se por entrevistar seis discentes da terceira série do ensino médio, que se autodeclarassem negros(as), sendo três da rede pública e três da rede privada. Os resultados apontam que, na escola pública, houve poucas mudanças com relação à abordagem do negro na história. Na escola particular, o conteúdo da referida Lei é abordada com maior frequência, mas o currículo não é propício para assunção da identidade dos estudantes negros(as) presentes nessa rede.
Keywords: Curcurrículo
História
Racismo
Citation: SILVA, Neide Cristina da. Racismo no currículo de história: a visão dos discentes do ensino médio de São Paulo. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 211-238. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24352. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p211-238
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24352
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.