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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6109
metadata.dc.type: | Artigo Dossiê |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos SILVA , Leida Corrêa da JESUS, Patrícia Gonçalves de RIBEIRO, Cristiane Maria |
Title: | Legislação educacional e formação docente para a educação das relações étnico-raciais |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 8 17 |
metadata.dc.format.medium: | 107-136 |
Issue Date: | 2020 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O objetivo desta pesquisa foi identificar na legislação educacional brasileira, regulamentada após os anos de 1990 referências sobre a formação de professores e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico e documental, visto que analisa leis e documentos oficiais, destacando as referências sobre a formação de professores para o trabalho com a ERER, bem como faz uma problematização fundamentada em bibliografias sobre a temática discutida. Dos 19 documentos incluídos na análise, dentre Leis, Pareceres, Resoluções, Portarias e Orientações, 6 destes documentos apresentam referências específicas para a formação de professores para a ERER; 4 apresentam referências para as questões étnico-raciais; 5 trazem referências para a formação inicial e continuada de professores e 4 não trazem referências sobre a formação de professores para a implementação da ERER e nem sobre as relações étnico-raciais. Percebeu-se que a legislação educacional traz referências e suporte para a implementação da ERER, porém esta legislação não se impõe por si própria, estando sujeita, em sua aplicação, à formação e capacitação dos professores. |
Keywords: | Formação de professores Educação das relações étnico-raciais Legislação educacional |
Citation: | RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos; SILVA , Leida Corrêa da; JESUS, Patrícia Gonçalves de; RIBEIRO, Cristiane Maria. Legislação educacional e formação docente para a educação das relações étnico-raciais. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 107-136. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p107-136. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25092. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p107-136 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25092 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
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