Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6109
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos
SILVA , Leida Corrêa da
JESUS, Patrícia Gonçalves de
RIBEIRO, Cristiane Maria
Title: Legislação educacional e formação docente para a educação das relações étnico-raciais
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 107-136
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi identificar na legislação educacional brasileira, regulamentada após os anos de 1990 referências sobre a formação de professores e a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).Trata-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico e documental, visto que analisa leis e documentos oficiais, destacando as referências sobre a formação de professores para o trabalho com a ERER, bem como faz uma problematização fundamentada em bibliografias sobre a temática discutida. Dos 19 documentos incluídos na análise, dentre Leis, Pareceres, Resoluções, Portarias e Orientações, 6 destes documentos apresentam referências específicas para a formação de professores para a ERER; 4 apresentam referências para as questões étnico-raciais; 5 trazem referências para a formação inicial e continuada de professores e 4 não trazem referências sobre a formação de professores para a implementação da ERER e nem sobre as relações étnico-raciais. Percebeu-se que a legislação educacional traz referências e suporte para a implementação da ERER, porém esta legislação não se impõe por si própria, estando sujeita, em sua aplicação, à formação e capacitação dos professores.
Keywords: Formação de professores
Educação das relações étnico-raciais
Legislação educacional
Citation: RODRIGUES, Leandra Aparecida Mendes dos Santos; SILVA , Leida Corrêa da; JESUS, Patrícia Gonçalves de; RIBEIRO, Cristiane Maria. Legislação educacional e formação docente para a educação das relações étnico-raciais. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 107-136. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p107-136. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25092. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p107-136
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25092
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.