Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6105
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha
OLIVEIRA, Kiusam Regina de
Title: Pedagogia eco-ancestral: caminhos para (r)existência de infâncias negras
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
8
17
metadata.dc.format.medium: 10-26
Issue Date: 2020
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente artigo busca discorrer e problematizar o percurso histórico e legal da educação infantil, primeira etapa da educação, a partir da exclusão da negritude no processo histórico e pedagógico, o qual invisibiliza a cultura e epistemologia negra. Apresenta os esforços do movimento de mulheres e do movimento negro para a garantia ao direito à educação. Por meio de revisão bibliográfica aponta os documentos oficiais legais que ratificam o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil, como também propõe o rompimento das práticas que silenciam e marginalizam corpos negros, apresentando o caminho da Pedagogia Eco-Ancestral (Oliveira,2019) enquanto possibilidade teórica, prática e metodológica de modificar paradigmas estruturais que reproduzem o racismo entre os profissionais da Educação. Por fim, a partir da Pedagogia Eco-Ancestral, ratificamos a importância de se problematizar os métodos e materiais utilizados nas unidades de ensino, compreendendo as experiências e relações que se afirmam nas instituições de educação infantil com as crianças a partir da mediação dos professores, problematizando suas realidades e suas histórias, no esforço crítico e conscientemente voltado a garantir uma educação antirracista, evitando, assim, consequências danosas para as crianças e adultos negros, como também para toda sociedade.
Keywords: Educação infantil
Educação antirracista
Pedagogia eco-ancestral
Citation: TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha; OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Pedagogia eco-ancestral: caminhos para (r)existência de infâncias negras. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 10-26. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p10-26. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25087. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p10-26
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25087
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.