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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6105
metadata.dc.type: | Artigo Dossiê |
metadata.dc.creator: | TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha OLIVEIRA, Kiusam Regina de |
Title: | Pedagogia eco-ancestral: caminhos para (r)existência de infâncias negras |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 8 17 |
metadata.dc.format.medium: | 10-26 |
Issue Date: | 2020 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O presente artigo busca discorrer e problematizar o percurso histórico e legal da educação infantil, primeira etapa da educação, a partir da exclusão da negritude no processo histórico e pedagógico, o qual invisibiliza a cultura e epistemologia negra. Apresenta os esforços do movimento de mulheres e do movimento negro para a garantia ao direito à educação. Por meio de revisão bibliográfica aponta os documentos oficiais legais que ratificam o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil, como também propõe o rompimento das práticas que silenciam e marginalizam corpos negros, apresentando o caminho da Pedagogia Eco-Ancestral (Oliveira,2019) enquanto possibilidade teórica, prática e metodológica de modificar paradigmas estruturais que reproduzem o racismo entre os profissionais da Educação. Por fim, a partir da Pedagogia Eco-Ancestral, ratificamos a importância de se problematizar os métodos e materiais utilizados nas unidades de ensino, compreendendo as experiências e relações que se afirmam nas instituições de educação infantil com as crianças a partir da mediação dos professores, problematizando suas realidades e suas histórias, no esforço crítico e conscientemente voltado a garantir uma educação antirracista, evitando, assim, consequências danosas para as crianças e adultos negros, como também para toda sociedade. |
Keywords: | Educação infantil Educação antirracista Pedagogia eco-ancestral |
Citation: | TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha; OLIVEIRA, Kiusam Regina de. Pedagogia eco-ancestral: caminhos para (r)existência de infâncias negras. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 8, n. 17, p. 10-26. 2020. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p10-26. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25087. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2020v8n17p10-26 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/25087 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
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