Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6097
metadata.dc.type: | Artigo Dossiê |
metadata.dc.creator: | ALVES, Vania de Fatima Noronha |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-3075-4906 |
Title: | Narrativas auto(mito)poiéticas de uma professora sobre a educação, a corporeidade e o lazer em diálogos com Paulo Freire |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 9 18 |
metadata.dc.format.medium: | 289-309 |
Issue Date: | 2021 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Tendo como referência a minha história de vida no processo de me tornar professora e, ao longo dos quase quarenta anos de docência no ensino básico e no superior, destaco nesse artigo narrativas auto(mito)poiéticas que permitiram analisar a presença dos conceitos de corporeidade e lazer em minha formação e atuação docente, em diálogo com os escritos de Paulo Freire. Desenvolvo o artigo apresentando minha aproximação com o pensamento freireano destacando a graduação em Educação Física realizada nos tempos da ditadura e algumas experiências ao longo da prática pedagógica nas escolas. Em seguida, extraio dos escritos de Freire elementos para a compreensão sobre o conceito de corpo. Assumindo que o corpo consciente é aquele que vive plena e ludicamente sua presença no mundo, ocupando espaços, experimentando sua cultura, constituindo identidades e subjetividades diversas, relacionando consigo, com o outro e com o planeta; discuto o lazer, fenômeno cultural onde essas experiências se tornam possíveis. É nessa dimensão da vida humana que, privilegiadamente homens e mulheres vivem seus corpos, suas resistências e seus sonhos. Concluo afirmando que o amor, como imaginava Freire, é a saída para nossos sonhos utópicos de uma sociedade que proporcione dignidade coletiva e esperança de justiça nesse mundo. |
Keywords: | Docência Corporeidade Lazer Paulo Freire narrativas |
Citation: | ALVES, Vania de Fatima Noronha. Narrativas auto(mito)poiéticas de uma professora sobre a educação, a corporeidade e o lazer em diálogos com Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 289-309. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p289-309. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27238. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p289-309 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27238 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.