Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6097
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: ALVES, Vania de Fatima Noronha
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-3075-4906
Title: Narrativas auto(mito)poiéticas de uma professora sobre a educação, a corporeidade e o lazer em diálogos com Paulo Freire
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
9
18
metadata.dc.format.medium: 289-309
Issue Date: 2021
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Tendo como referência a minha história de vida no processo de me tornar professora e, ao longo dos quase quarenta anos de docência no ensino básico e no superior, destaco nesse artigo narrativas auto(mito)poiéticas que permitiram analisar a presença dos conceitos de corporeidade e lazer em minha formação e atuação docente, em diálogo com os escritos de Paulo Freire. Desenvolvo o artigo apresentando minha aproximação com o pensamento freireano destacando a graduação em Educação Física realizada nos tempos da ditadura e algumas experiências ao longo da prática pedagógica nas escolas. Em seguida, extraio dos escritos de Freire elementos para a compreensão sobre o conceito de corpo. Assumindo que o corpo consciente é aquele que vive plena e ludicamente sua presença no mundo, ocupando espaços, experimentando sua cultura, constituindo identidades e subjetividades diversas, relacionando consigo, com o outro e com o planeta; discuto o lazer, fenômeno cultural onde essas experiências se tornam possíveis. É nessa dimensão da vida humana que, privilegiadamente homens e mulheres vivem seus corpos, suas resistências e seus sonhos. Concluo afirmando que o amor, como imaginava Freire, é a saída para nossos sonhos utópicos de uma sociedade que proporcione dignidade coletiva e esperança de justiça nesse mundo.
Keywords: Docência
Corporeidade
Lazer
Paulo Freire
narrativas
Citation: ALVES, Vania de Fatima Noronha. Narrativas auto(mito)poiéticas de uma professora sobre a educação, a corporeidade e o lazer em diálogos com Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 289-309. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p289-309. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27238. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p289-309
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27238
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.