Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6094
metadata.dc.type: | Artigo Dossiê |
metadata.dc.creator: | RODRIGUES, Samuel de Oliveira TIROLI, Luiz Gustavo SANTOS, Adriana Regina de Jesus |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-5148-5325 https://orcid.org/0000-0002-7912-8319 https://orcid.org/0000-0002-9346-5311 |
Title: | Aproximações conceituais entre Paulo Freire e Adolfo Sánchez Vázquez: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 9 18 |
metadata.dc.format.medium: | 209-226 |
Issue Date: | 2021 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo compreender o conceito de práxis à luz das concepções de Paulo Reglus Neves Freire e Adolfo Sánchez Vázquez, a fim de identificar aproximações conceituais entre os autores e suas implicações na ação pedagógica. O caminho metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica amparada nos estudos dos autores supracitados e a partir de outros autores que também trabalham a práxis em suas diferentes formas, tendo como premissa entender o conceito e o contexto da práxis e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Ao término do estudo constatou-se que os diálogos conceituais possíveis entre Freire e Sánchez Vázquez no que tange à categoria práxis são de suma relevância ao campo educacional, sobretudo ao processo formativo de sujeitos, visto que ambas perspectivas têm a ação e a emancipação humana enquanto lócus de suas teorias, denotando, com isso, caminhos possíveis em prol de uma educação humanizadora e pautada por práticas pedagógicas enquanto unidades inseparáveis de teoria e prática, pelas diferentes dimensões da práxis, e possibilitando uma ação pedagógica comprometida com a práxis humana transformadora e revolucionária. |
Keywords: | Educação Práxis Ação Pedagógica Processo Formativo |
Citation: | RODRIGUES, Samuel de Oliveira; TIROLI, Luiz Gustavo; SANTOS, Adriana Regina de Jesus. Aproximações conceituais entre Paulo Freire e Adolfo Sánchez Vázquez: a categoria práxis como ação criadora, reflexiva e transformadora na ação pedagógica. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 209-226. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27801. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p209-226 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27801 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.