Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6092
metadata.dc.type: Artigo Dossiê
metadata.dc.creator: LEAL, Paulo Roberto da Silva
SILVA, Adriana Maria Simião da
Title: A educação escolar na concepção político-pedagógica de Paulo Freire
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
9
18
metadata.dc.format.medium: 171-190
Issue Date: 2021
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente trabalho tem como propósito abordar a concepção do filósofo-educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (Paulo Freire) sobre a educação escolar. Consideramos que o legado freireano possui elevada pertinência por sua originalidade e radicalidade, pois no quadro das teorias educacionais, destaca-se como paradigma ético- político-pedagógico contra hegemônico. Do início ao fim de sua produção educacional, Paulo Freire dedicou-se à crítica do que denominou educação bancária, como também, cunhou e defendeu como alternativa o que chamou de educação libertadora. Estas duas concepções divergentes em finalidades e métodos, expressam no seu entendimento, visões de mundo antagônicas. Uma a serviço da classe dominante e a outra à classe dominada. Sabe-se que o aparelho escolar, no contexto da dominação de classe capitalista é responsável sobretudo pela preservação da ordem social através da reprodução da lógica de opressão sobre as classes oprimidas. Neste sentido é fundamental compreendermos como uma perspectiva da prática educativa escolar, radicalmente contrária a este modo de sociabilidade humana, pode contribuir para a transformação deste sistema, já que universalmente e sistematicamente não pode ser adotada no âmbito escolar pelo seu caráter cultural e politicamente revolucionário. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tenciona mostrar a existência de uma perspectiva humanista-libertadora de educação escolar presente na literatura educacional de Paulo Freire.
Keywords: Capitalismo
Educação
Escola
Citation: LEAL, Paulo Roberto da Silva; SILVA, Adriana Maria Simião da. A educação escolar na concepção político-pedagógica de Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 171-190. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p171-190. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27606. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p171-190
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27606
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.