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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6092
metadata.dc.type: | Artigo Dossiê |
metadata.dc.creator: | LEAL, Paulo Roberto da Silva SILVA, Adriana Maria Simião da |
Title: | A educação escolar na concepção político-pedagógica de Paulo Freire |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 9 18 |
metadata.dc.format.medium: | 171-190 |
Issue Date: | 2021 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O presente trabalho tem como propósito abordar a concepção do filósofo-educador brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (Paulo Freire) sobre a educação escolar. Consideramos que o legado freireano possui elevada pertinência por sua originalidade e radicalidade, pois no quadro das teorias educacionais, destaca-se como paradigma ético- político-pedagógico contra hegemônico. Do início ao fim de sua produção educacional, Paulo Freire dedicou-se à crítica do que denominou educação bancária, como também, cunhou e defendeu como alternativa o que chamou de educação libertadora. Estas duas concepções divergentes em finalidades e métodos, expressam no seu entendimento, visões de mundo antagônicas. Uma a serviço da classe dominante e a outra à classe dominada. Sabe-se que o aparelho escolar, no contexto da dominação de classe capitalista é responsável sobretudo pela preservação da ordem social através da reprodução da lógica de opressão sobre as classes oprimidas. Neste sentido é fundamental compreendermos como uma perspectiva da prática educativa escolar, radicalmente contrária a este modo de sociabilidade humana, pode contribuir para a transformação deste sistema, já que universalmente e sistematicamente não pode ser adotada no âmbito escolar pelo seu caráter cultural e politicamente revolucionário. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho tenciona mostrar a existência de uma perspectiva humanista-libertadora de educação escolar presente na literatura educacional de Paulo Freire. |
Keywords: | Capitalismo Educação Escola |
Citation: | LEAL, Paulo Roberto da Silva; SILVA, Adriana Maria Simião da. A educação escolar na concepção político-pedagógica de Paulo Freire. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 171-190. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p171-190. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27606. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p171-190 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/27606 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
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