Revista de Iniciação à Docência Collection home page

Logo
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc. A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - 4.0 Internacional.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 50
Issue DateTitleAuthor(s)
2021Professoras de Educação Infantil em época de COVID-19: relato deexperiência sobre as atividadesOSHIRO, Andreia Mayumi; SANTOS, Alessandra Cristina; SOARES, Ana Lúcia; GOMES, Andrea Maria Alves Pinto; FHAL, Maria Augusta; GOMES, Rita de Cássia dos Santos; METZNER, Andreia Cristina
2021Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanosMENDES, Márcia de Cassia Santos; GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco
2021A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMACARVALHO, Maria Goretti Cavalcante; SERRA, Deuzimar Costa
2021O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da SaúdeFELÍCIO, Luanna Lua Sousa; SILVA, Carmem Virgínia Moraes
2021O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensinoKAEFER, Maria Teresinha Verle; CHAVES, Taniamara Vizzotto
2021Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolarCARVALHO, Cosmerina Souza; CRUZ, Lilian Moreira
2021Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo FreireKAUANO, Rafael Vitame; DIAS, Felipe Barbosa; FERRAZO, André Kyoshi Fujii; SOUZA, Paula de Oliveira
2021Retalhos biográficos de uma professora inicianteREGO, Flaviane Coutinho Neves Americano; FONTOURA, Helena Amaral
2021Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtualMATIAS, Maria Valdinete de Pontes; BUENO, João Batista Gonçalves
2021Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docênciaCARMO, Ana Maria; AFONSO, Andréia Francisco
2021Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino FundamentalPASTANA, Claudionor de Oliveira; REIS, Erisnaldo Francisco; GONÇALVES, Edilene de Freitas
2021Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formalJESUS, Carla da Silva de; MACEDO, Alice Costa; CAJAÍBA, Jaqueline Braga Morais
2021Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendênciasFONSECA, Eril Medeiros; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause
2021Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsiasRABELO, Igo Levir Souza ││ LELEN, Marcelle Margueritte ││ SUTIL, Noemi ││ MORÃO, Anderson
2021Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de QuímicaFERRARINI, Francisco Otávio Cintra; BEGO, Amadeu Moura
2021A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicasBRAGA, Maria Camila; FREITAS, Herikson Araújo
2021Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educaçãoSOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio
2021As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docenteBATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane Gonçalves
2021A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantilSILVA, Mônica Araújo; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado
2021Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiênciaCOSTA, Rahilson Dias; FEITOSA, Francisco
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 50