Revista de Iniciação à Docência
Collection home page
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.
A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - 4.0 Internacional.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 50
Issue Date | Title | Author(s) |
2021 | Professoras de Educação Infantil em época de COVID-19: relato deexperiência sobre as atividades | OSHIRO, Andreia Mayumi; SANTOS, Alessandra Cristina; SOARES, Ana Lúcia; GOMES, Andrea Maria Alves Pinto; FHAL, Maria Augusta; GOMES, Rita de Cássia dos Santos; METZNER, Andreia Cristina |
2021 | Formação continuada pós Pacto-BA e PNAIC: o ensino da leitura e da escrita no ERE à luz de fios discursivos freireanos | MENDES, Márcia de Cassia Santos; GUSMÃO, Maria Aparecida Pacheco |
2021 | A experiência do Pibid na UEMA sob os olhares freireanos: objetivos, metas e estratégias de formação profissional do Pibid na UEMA | CARVALHO, Maria Goretti Cavalcante; SERRA, Deuzimar Costa |
2021 | O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde | FELÍCIO, Luanna Lua Sousa; SILVA, Carmem Virgínia Moraes |
2021 | O legado de Paulo Freire na Formação de Educadores em espaços formais e não-formais de ensino | KAEFER, Maria Teresinha Verle; CHAVES, Taniamara Vizzotto |
2021 | Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar | CARVALHO, Cosmerina Souza; CRUZ, Lilian Moreira |
2021 | Cartas à Dona Suzana: uma viagem de São Paulo a Salvador na formação de educadores científicos com Paulo Freire | KAUANO, Rafael Vitame; DIAS, Felipe Barbosa; FERRAZO, André Kyoshi Fujii; SOUZA, Paula de Oliveira |
2021 | Retalhos biográficos de uma professora iniciante | REGO, Flaviane Coutinho Neves Americano; FONTOURA, Helena Amaral |
2021 | Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual | MATIAS, Maria Valdinete de Pontes; BUENO, João Batista Gonçalves |
2021 | Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência | CARMO, Ana Maria; AFONSO, Andréia Francisco |
2021 | Matemática na Prova Brasil: Refletindo sobre a Formação Docente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental | PASTANA, Claudionor de Oliveira; REIS, Erisnaldo Francisco; GONÇALVES, Edilene de Freitas |
2021 | Quando vivências humanas constroem Oásis: reflexões a partir da pedagogia de Freire sobre a atuação do pedagogo na educação não formal | JESUS, Carla da Silva de; MACEDO, Alice Costa; CAJAÍBA, Jaqueline Braga Morais |
2021 | Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências | FONSECA, Eril Medeiros; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause |
2021 | Abordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsias | RABELO, Igo Levir Souza ││ LELEN, Marcelle Margueritte ││ SUTIL, Noemi ││ MORÃO, Anderson |
2021 | Potencialidades do processo de implementação de Unidades Didáticas Multiestratégicas para a formação inicial de professores de Química | FERRARINI, Francisco Otávio Cintra; BEGO, Amadeu Moura |
2021 | A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas | BRAGA, Maria Camila; FREITAS, Herikson Araújo |
2021 | Influências do PIBID no conceito e na efetividade da qualidade em educação | SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio |
2021 | As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente | BATISTA, Tailine Penedo; SANTOS, Eliane Gonçalves |
2021 | A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil | SILVA, Mônica Araújo; OLIVEIRA JÚNIOR, Wenceslao Machado |
2021 | Jogo Ping Pong Aritmético como apoio no processo ensino-aprendizagem das operações básicas: um relato de experiência | COSTA, Rahilson Dias; FEITOSA, Francisco |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 21 to 40 of 50