Revista de Iniciação à Docência Collection home page

Logo
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc. A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - 4.0 Internacional.

Browse
Subscribe to this collection to receive daily e-mail notification of new additions RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 50
Issue DateTitleAuthor(s)
2021Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e AdultosRIBEIRO, Renato Antônio; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira
2021Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoriaDEROSSI, Caio Corrêa; GEREMIAS, Bethânia Mederiros
2021Aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambientalNOVAIS FILHO, Fernando de Oliveira; CHAVES, Andréia Barreto; SILVA, Alexsandro Ferreira de Souza; SILVA, Silvana do Nascimento
2021Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam MatemáticaSELINGARDI, Ainá Montessanti; ZERO, Beatriz de Macêdo; MILANI, Samanta Margarida
2021Prática linguística como reforço de conteúdos gramaticais naaula de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem lúdicaGOMES, Jean Carlos da Silva; PAULA, Vanderlei Andrade
2021O Pibid na formação do professor de geografia na UesbSANTOS, Rodrigo Pia; SANTANA, Georgenes Brendeo Rocha; GUSMÃO, Adriana David Ferreira
2021O significado do Pibid na trajetória acadêmica dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência de um curso de ciências biológicasPORTELA, Ellen Maria Santos; NASCIMENTO, Júlia Izadora Gonçalves; SILVA, Larissa Santana; COSWOSK, Édila Dalmaso; DIONOR, Grégory Alves
2021O Pibid como um cruzamento de fronteiras entre Universidade/escola: a experiência do sub projeto Educação Física UFRJSARTI, Renato; COSTA, Roberto Martins
2021Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmentoSILVA, Jeanny Meiry Sombra
2021Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escolaLEPRE, Rita Melissa; CAMPOS, Isabel Cristina; BENETTI, Eduardo Silva; SILVA, Matheus Estevão Ferreira
2021Valores e atitudes na formação de docentes de matemáticaRIBEIRO, Marinalva Lopes; OLIVEIRA, Delma Ferreira
2021O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciaisROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da Silva
2021Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi OrdinatioURBAN, Juliane Retko; FRASSON, Antonio Carlos
2021Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo FreireNASCIMENTO, Thiago Jovane; FERNANDES, Sonia Regina de Souza
2021O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo FreireAMARO, Flávia Ribeiro
2021Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria LugarMARTINS, Ian Moura; BORGES, Teresa Cristina Cantanhede; GARCES JÚNIOR, Audivan Ribeiro
2021Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente"BASTOS, Ana Paula Solino; GEHLEN, Simoni Tormöhlen
2021Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docenteMIRANDA, Karina Mendonça; BARRETO, Andreia Cristina Freitas
2021Representações de indígenas em diferentes fontes: desafiosno ensino de históriaNUNES, Alina; ZACCHI, Lara Lucena; OTTO, Claricia; ARAUJO, Camilo Buss
2021O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e SignificadosMOURA, Fabiana Correia; RIBEIRO, Marcos Antônio Pinto
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 50