Revista de Iniciação à Docência
Collection home page
Revista de Iniciação à Docência (Rid-Uesb) tem periodicidade semestral, publicando trabalhos oriundos de contextos diversos, envolvendo práticas e investigações ligadas às licenciaturas, escolas da educação básica, programas de formação de professores (inicial e continuada), programas de pós-graduação, Pibid, Residência Pedagógica etc.
A RID divulga ensaios teóricos, relatos de experiência e resultados de pesquisas relacionados à formação docente, com especial atenção às questões envolvendo a iniciação à docência, de modo a refletir os avanços, entraves e limitações deste campo de conhecimentos e práticas, contribuindo para a valorização de iniciativas que contribuam tanto para a melhoria da formação de professores quanto para a transformações nas práticas pedagógicas, seja nas escolas ou nos cursos de formação docente. Os textos devem ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
Os autores que publicam no periódico concordam com o texto simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição - 4.0 Internacional.
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 50
Issue Date | Title | Author(s) |
2021 | Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos | RIBEIRO, Renato Antônio; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira |
2021 | Paulo Freire e os modelos de formação docente: a práxis como categoria | DEROSSI, Caio Corrêa; GEREMIAS, Bethânia Mederiros |
2021 | Aproximações e distanciamentos de um grupo de mestrandos em educação científica e formação de professores sobre educação ambiental | NOVAIS FILHO, Fernando de Oliveira; CHAVES, Andréia Barreto; SILVA, Alexsandro Ferreira de Souza; SILVA, Silvana do Nascimento |
2021 | Contribuições de Paulo Freire para as práticas pedagógicas de formadores(as) de professores(as) que ensinam Matemática | SELINGARDI, Ainá Montessanti; ZERO, Beatriz de Macêdo; MILANI, Samanta Margarida |
2021 | Prática linguística como reforço de conteúdos gramaticais naaula de espanhol como língua estrangeira: uma abordagem lúdica | GOMES, Jean Carlos da Silva; PAULA, Vanderlei Andrade |
2021 | O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb | SANTOS, Rodrigo Pia; SANTANA, Georgenes Brendeo Rocha; GUSMÃO, Adriana David Ferreira |
2021 | O significado do Pibid na trajetória acadêmica dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência de um curso de ciências biológicas | PORTELA, Ellen Maria Santos; NASCIMENTO, Júlia Izadora Gonçalves; SILVA, Larissa Santana; COSWOSK, Édila Dalmaso; DIONOR, Grégory Alves |
2021 | O Pibid como um cruzamento de fronteiras entre Universidade/escola: a experiência do sub projeto Educação Física UFRJ | SARTI, Renato; COSTA, Roberto Martins |
2021 | Ser tia ou professora? Profissionalidade na educação infantil, um olhar sobre as representações de professores do segmento | SILVA, Jeanny Meiry Sombra |
2021 | Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola | LEPRE, Rita Melissa; CAMPOS, Isabel Cristina; BENETTI, Eduardo Silva; SILVA, Matheus Estevão Ferreira |
2021 | Valores e atitudes na formação de docentes de matemática | RIBEIRO, Marinalva Lopes; OLIVEIRA, Delma Ferreira |
2021 | O referencial freireano e as pesquisas sobre formação inicial de professores na área das ciências da natureza: considerações iniciais | ROCHA, Pedro Neves; DINIZ, Renato Eugênio da Silva |
2021 | Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio | URBAN, Juliane Retko; FRASSON, Antonio Carlos |
2021 | Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire | NASCIMENTO, Thiago Jovane; FERNANDES, Sonia Regina de Souza |
2021 | O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire | AMARO, Flávia Ribeiro |
2021 | Uso de histórias em quadrinhos como recurso didático no ensino de Geografia: uma possibilidade para trabalhar a categoria Lugar | MARTINS, Ian Moura; BORGES, Teresa Cristina Cantanhede; GARCES JÚNIOR, Audivan Ribeiro |
2021 | Apresentação do Dossiê "Paulo Freire: olhares sobre a formação docente" | BASTOS, Ana Paula Solino; GEHLEN, Simoni Tormöhlen |
2021 | Escola sem partido: representações da neutralidade política e ideológica no trabalho docente | MIRANDA, Karina Mendonça; BARRETO, Andreia Cristina Freitas |
2021 | Representações de indígenas em diferentes fontes: desafiosno ensino de história | NUNES, Alina; ZACCHI, Lara Lucena; OTTO, Claricia; ARAUJO, Camilo Buss |
2021 | O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados | MOURA, Fabiana Correia; RIBEIRO, Marcos Antônio Pinto |
Collection's Items (Sorted by Submit Date in Descending order): 1 to 20 of 50