Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6082
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SOUZA, Graziela Ferreira de
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-5747-3210
Title: Articulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa
metadata.dc.terms.title: Meta : Avaliação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
13
41
out./dez.
metadata.dc.format.medium: 819-839
Issue Date: 2021
ISSN: 2175-2753
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo tem por objetivo apresentar encaminhamentos teóricos relacionados aos processos de avaliação e inter-relações entre as concepções da avaliação formativa e os pressupostos da aprendizagem significativa, demonstrando que há uma singularidade entre tais perspectivas, o que incita processos construtivos e emancipatórios aos educandos, contribuindo, não somente para revelar e diagnosticar sua aprendizagem, mas, também, para o desenvolvimento e aprimoramento das práticas de ensino. Para isso, o estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, realizado, voltou-se para os escritos de Ausubel (1963, 2003), referentes à Teoria da Aprendizagem Significativa, e de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009), a respeito da Avaliação Formativa Alternativa, apresentando uma articulação entre ambos e um possível delineamento de abordagens avaliativas adequadas e coerentes ao desenvolvimento de um processo de ensino que busque a efetiva e significativa aprendizagem dos estudantes.

This article aims to present theoretical orientations related to the assessment processes and interrelations between the concepts of formative assessment and the meaningful learning, demonstrating that there is a uniqueness between such perspectives, which encourages constructive and emancipatory processes for students, contributing, contributing not only to reveal and diagnose their learning, but also for the development and improvement of teaching practices. For this, the bibliographical study with a qualitative approach turned to Ausubel's writings (1963, 2003) on the Theory of Meaningful Learning and of Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009) regarding Alternative Formative Assessment are taken as a reference, presenting an articulation between both and a possible delineation of appropriate and coherent evaluative approaches to the development of a teaching process that seeks effective and meaningful student learning.

Este artículo tiene como objetivo presentar orientaciones teóricas relacionadas con los procesos de evaluación y las interrelaciones entre los conceptos de evaluación formativa y aprendizaje significativo, demostrando que existe una singularidad entre tales perspectivas, lo que favorece procesos constructivos y emancipatorios para los estudiantes, contribuyendo, no solo para revelar y diagnosticar su aprendizaje, pero también para desarrollar y mejorar las prácticas pedagógicas. Para ello, el estudio bibliográfico con enfoque cualitativo, realizado, se dirigió a los escritos de Ausubel (1963, 2003) sobre la Teoría del Aprendizaje Significativo y de Fernandes (2005, 2006, 2008, 2009) sobre Evaluación Formativa Alternativa, presentando una articulación entre ambos y una posible delimitación de enfoques evaluativos apropiados y coherentes para el desarrollo de un proceso de enseñanza que busque un aprendizaje estudiantil efectivo y significativo.
Keywords: Avaliação educacional
Aprendizagem
Ensino
Aprendizagem significativa
Educational Measurement
Learning
Teaching
Meaningful learning
Evaluación Educacional Ensino
Aprendizaje
Enseñanza
Aprendizaje significativo
Citation: SOUZA, Graziela Ferreira de. Articulações entre a avaliação formativa alternativa e a aprendizagem significativa. Meta : Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 819-839, out/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3485. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133. Acesso em: 2022-04-07
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3485
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Meta : Avaliação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.