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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Aline Almeida
SILVA, Yara Fonseca de Oliveira
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-7303-2746
http://orcid.org/0000-0001-5725-478X
Title: O estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior
metadata.dc.terms.title: Meta : Avaliação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
13
41
out./dez.
metadata.dc.format.medium: 944-959
Issue Date: 2021
ISSN: 2175-2753
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este estudo objetiva empreender uma reflexão crítica dos avanços do neoliberalismo no Brasil com as mudanças nas políticas avaliativas da educação superior. Questiona-se quais são as relações entre as políticas educacionais e as questões do mercado capitalista e o status do país como Estado Avaliador. Realizou-se um levantamento bibliográfico com base em autores como Afonso, Dias Sobrinho e Paulani. Os resultados sinalizam os riscos de como a avaliação da educação superior tem sido alinhada às orientações neoliberais, sendo usada para regular, classificar e ranquear as instituições. Conclui-se que o sistema de avaliação recai na lógica comandada pelos governos neoliberais em que a avaliação é usada com a função de prestação de contas ao estado, contribuindo cada vez mais com a mercantilização da educação superior.

This study aims to undertake a critical reflection on the advances of neoliberalism in Brazil with the changes in evaluative policies of higher education. It questions the relationships between educational policies and issues of the capitalist market, and the status of the country as an Evaluating State. A bibliographical survey was conducted based on authors such as Afonso (2013), Dias Sobrinho (2008; 2010; 2011) and Paulani (2006). The results indicate the risks of how the evaluation of higher education has been aligned to neoliberal guidelines, being used to regulate, classify and rank institutions. It is concluded that the evaluation system falls into the logic commanded by neoliberal governments in which the evaluation is used with the function of accountability to the state, increasingly contributing to the commodification of higher education.

Este estudio tiene como objetivo emprender una reflexión crítica de los avances del neoliberalismo en Brasil con los cambios en las políticas de evaluación de la educación superior. La pregunta es, ¿cuáles son las relaciones entre las políticas educativas y las cuestiones del mercado capitalista, y la condición del país como Estado Evaluador? Se realizó un levantamiento bibliográfico a partir de autores entre otros como Afonso (2013), Dias Sobrinho (2008; 2010; 2011) y Paulani (2006). Los resultados indican los riesgos de cómo la evaluación de la educación superior se ha alineado con los lineamientos neoliberales, siendo utilizada para regular, clasificar y jerarquizar a las instituciones. Se concluye que el sistema de evaluación cae en la lógica comandada por los gobiernos neoliberales en los que se utiliza la evaluación con la función de rendir cuentas al Estado, contribuyendo cada vez más a la mercantilización de la educación superior.
Keywords: Neoliberalismo
Educação superior
Avaliação
Neoliberalism
Higher education
Evaluation
Neoliberalismo
Educación superior
Evaluación
Citation: ALMEIDA, Aline Almeida; SILVA, Yara Fonseca de Oliveira. O estado avaliador e o neoliberalismo: tensões e tendências na avaliação da educação superior. Meta : Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 944-959, out/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3585. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133. Acesso em: 2022-04-07
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3585
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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