Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6078
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: LEMOS, Daniele Franchini de
SOLIGO, Valdecir
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2888-7438
https://orcid.org/0000-0003-2618-009X
Title: Da gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica
metadata.dc.terms.title: Meta : Avaliação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
13
41
out./dez.
metadata.dc.format.medium: 747-772
Issue Date: 2021
ISSN: 2175-2753
metadata.dc.language: pt
Abstract: As atuais políticas públicas de avaliação da educação básica têm sido alvo de inúmeros estudos. A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, realizada a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e do Google Acadêmico, tem como tema central as avaliações em larga escala no Brasil e, por objetivo, levantar aspectos da gênese e consolidação do Saeb no que tange ao processo de sua construção e institucionalização, de modo a contribuir com discussões da área. É no período pós-1990 que se tem a institucionalização do sistema de avaliação externa no Brasil. A complexidade do tema reflete na produção acadêmica da área. A gênese encontra-se no modelo político-regulatório e na ampliação do uso dos dados estatísticos como ferramenta de gestão, tendo sua consolidação com a criação do Ideb na segunda metade da década de 2000.

The current public policies for the assessment of basic education have been the subject of numerous studies. The present research, of bibliographical character, carried out from the Bank of Theses and Dissertations of Capes and Google Scholar, has as its central theme large-scale assessments in Brazil and aims to raise aspects of the genesis and consolidation of SAEB regarding the process of its construction and institutionalization, in order to contribute to discussions in the area. It is in the post-1990 period that the external evaluation system was institutionalized in Brazil. The complexity of the theme is reflected in the academic production of the area. The genesis is found in the regulatory policy model and in the expansion of the use of statistical data as a management tool, having its consolidation with the creation of IDEB in the second half of the 2000s.

Las actuales políticas públicas de evaluación de la educación básica han sido objeto de numerosos estudios. La presente investigación, de carácter bibliográfico, realizada desde el Banco de Tesis y Disertaciones de Capes y Google Academic, tiene como tema central las evaluaciones a gran escala en Brasil y tiene como objetivo plantear aspectos de la génesis y consolidación del SAEB en relación con el proceso de su construcción e institucionalización, con el fin de contribuir a las discusiones en el área. Es en el período posterior a 1990 cuando se institucionaliza el sistema de evaluación externa en Brasil. La complejidad del tema se refleja en la producción académica del área. La génesis se encuentra en el modelo político regulatorio y en la expansión del uso de datos estadísticos como herramienta de gestión, teniendo su consolidación con la creación del BID en la segunda mitad de la década del 2000.
Keywords: Avaliação
Avaliação em larga escala
Saeb
Políticas públicas de avaliação
Assessment
Large-scale assessment
SAEB
Public policies assessments
Evaluación
Evaluación a gran escala
SAEB
Políticas públicas de evaluación
Citation: LEMOS, Daniele Franchini de; SOLIGO, Valdecir. Da gênese à consolidação dos testes padronizados no Brasil: o sistema de avaliação da educação básica. Meta : Avaliação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 41, p. 747-772, out/dez. 2021. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3522. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133. Acesso em: 2022-04-07
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v13i41.3522
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/133
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Meta : Avaliação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.