Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6068
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSILVA, Francisco Erik Washington Marques da
dc.creatorBONFIM, Marco Antonio Lima do
dc.date.accessioned2022-04-07T12:54:44Z-
dc.date.available2022-04-07T12:54:44Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Erik Washington Marques da; BONFIM, Marco Antonio Lima do. Uma análise afrocentrada sobre as origens da filosofia no livro didático de filosofia PNDL/2018. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1429-1443, set/dez. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68479. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68479. Acesso em: 2022-04-07
dc.identifier.issn1981-8416
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6068-
dc.description.abstractO artigo tem como propósito analisar o livro didático de filosofia, PNLD/2018, através da metodologia afrocentrada, metodologia esta que coloca o sujeito negro no centro da investigação e não como objeto. A análise trata da discussão sobre a origem da filosofia iniciada por George James no seu livro “Legado Roubado”. Partindo dessa perspectiva, examinaremos se o livro didático de filosofia está preocupado com as questões pensadas pelo filósofo estadunidense, isto é, na autoestima do sujeito negro, ou se propala as ideias de uma filosofia hegemônica que está atenta apenas ao sujeito branco, inferiorizando, dessa forma, o sujeito negro.pt_BR
dc.description.abstractThe article aims to analyze the philosophy textbook, PNLD/2018, through the Afrocentered methodology, a methodology that places the black subject at the center of the investigation and not as an object. The analysis deals with the discussion of the origin of philosophy initiated by George James in his book "Stolen Legacy". From this perspective, we will examine whether the philosophy textbook is concerned with the questions thought of by the American philosopher, that is, in the self-esteem of the black subject, or if we propose the ideas of a hegemonic philosophy that is attentive only to the white subject, thus inferiorizing the black subject.en_US
dc.description.abstractEl artículo pretende analizar el libro de texto de filosofía, PNLD/2018, a través de la metodología Afrocentered, una metodología que sitúa al sujeto negro en el centro de la investigación y no como objeto. El análisis aborda la discusión del origen de la filosofía iniciada por George James en su libro "Stolen Legacy". Desde esta perspectiva, examinaremos si el libro de texto de filosofía se ocupa de las cuestiones pensadas por el filósofo estadounidense, es decir, en la autoestima del sujeto negro, o si proponemos las ideas de una filosofía hegemónica que está atenta solo al sujeto blanco, inferiorizando así al sujeto negro.es_ES
dc.format.medium1429-1443
dc.languageptpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPhilosophyen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectRacismen_US
dc.subjectFilosofíaes_ES
dc.subjectEducaciónes_ES
dc.subjectRacismoes_ES
dc.subject.classificationNível epistemológico
dc.titleUma análise afrocentrada sobre as origens da filosofia no livro didático de filosofia PNDL/2018
dc.typeDossiê
dc.terms.sourceGoiânia
dc.terms.source46
dc.terms.source3
dc.terms.sourceset./dez.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68479
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7913-0232
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6491-3667
dc.identifier.urlhttps://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68479
dc.terms.titleInter-Ação
Appears in Collections:Inter-Ação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.