Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6068
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Francisco Erik Washington Marques da | |
dc.creator | BONFIM, Marco Antonio Lima do | |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T12:54:44Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T12:54:44Z | - |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Francisco Erik Washington Marques da; BONFIM, Marco Antonio Lima do. Uma análise afrocentrada sobre as origens da filosofia no livro didático de filosofia PNDL/2018. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 3, p. 1429-1443, set/dez. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68479. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68479. Acesso em: 2022-04-07 | |
dc.identifier.issn | 1981-8416 | |
dc.identifier.uri | http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6068 | - |
dc.description.abstract | O artigo tem como propósito analisar o livro didático de filosofia, PNLD/2018, através da metodologia afrocentrada, metodologia esta que coloca o sujeito negro no centro da investigação e não como objeto. A análise trata da discussão sobre a origem da filosofia iniciada por George James no seu livro “Legado Roubado”. Partindo dessa perspectiva, examinaremos se o livro didático de filosofia está preocupado com as questões pensadas pelo filósofo estadunidense, isto é, na autoestima do sujeito negro, ou se propala as ideias de uma filosofia hegemônica que está atenta apenas ao sujeito branco, inferiorizando, dessa forma, o sujeito negro. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article aims to analyze the philosophy textbook, PNLD/2018, through the Afrocentered methodology, a methodology that places the black subject at the center of the investigation and not as an object. The analysis deals with the discussion of the origin of philosophy initiated by George James in his book "Stolen Legacy". From this perspective, we will examine whether the philosophy textbook is concerned with the questions thought of by the American philosopher, that is, in the self-esteem of the black subject, or if we propose the ideas of a hegemonic philosophy that is attentive only to the white subject, thus inferiorizing the black subject. | en_US |
dc.description.abstract | El artículo pretende analizar el libro de texto de filosofía, PNLD/2018, a través de la metodología Afrocentered, una metodología que sitúa al sujeto negro en el centro de la investigación y no como objeto. El análisis aborda la discusión del origen de la filosofía iniciada por George James en su libro "Stolen Legacy". Desde esta perspectiva, examinaremos si el libro de texto de filosofía se ocupa de las cuestiones pensadas por el filósofo estadounidense, es decir, en la autoestima del sujeto negro, o si proponemos las ideas de una filosofía hegemónica que está atenta solo al sujeto blanco, inferiorizando así al sujeto negro. | es_ES |
dc.format.medium | 1429-1443 | |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Philosophy | en_US |
dc.subject | Education | en_US |
dc.subject | Racism | en_US |
dc.subject | Filosofía | es_ES |
dc.subject | Educación | es_ES |
dc.subject | Racismo | es_ES |
dc.subject.classification | Nível epistemológico | |
dc.title | Uma análise afrocentrada sobre as origens da filosofia no livro didático de filosofia PNDL/2018 | |
dc.type | Dossiê | |
dc.terms.source | Goiânia | |
dc.terms.source | 46 | |
dc.terms.source | 3 | |
dc.terms.source | set./dez. | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5216/ia.v46i3.68479 | |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7913-0232 | |
dc.creator.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6491-3667 | |
dc.identifier.url | https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/68479 | |
dc.terms.title | Inter-Ação | |
Appears in Collections: | Inter-Ação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.