Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6020
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: ARAÚJO, João Fernando de
SANTOS, Adriana Regina de Jesus
SILVA, Adrielen Amâncio da
BARROS, Marta Silene Ferreira
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0003-0262-1604
https://orcid.org/0000-0002-9346-5311
https://orcid.org/0000-0003-1913-9646
https://orcid.org/0000-0002-1924-8490
Title: Diálogos sobre gênero e sexualidade no espaço escolar: contribuições à formação humana
metadata.dc.terms.title: Inter-Ação
metadata.dc.terms.source: Goiânia
46
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: 778-792
Issue Date: 2021
ISSN: 1981-8416
metadata.dc.language: pt
Abstract: A educação é o processo de transmissão da cultura elaborada pela humanidade. Assim, a escola passa a ser um importante espaço para a formação humana dos sujeitos. Por isso, temos como objetivo compreender como a escola, ao discutir gênero e sexualidade, contribui para a formação humana dos educandos e educandas, pois o gênero e a sexualidade são construções históricas, sociais e culturais que constituem a identidade de cada sujeito. A metodologia segue a abordagem qualitativa, desenvolvida em um estudo bibliográfico. Os resultados indicam que ao promover diálogos sobre as temáticas, a escola cumpre seu papel social no combate às desigualdades, valorização das culturas e dos sujeitos.

Education is the process of transmitting the culture elaborated by humanity. So, the school becomes an important space for the human formation of the subjects. Therefore, we aim to understand how the school, when discussing gender and sexuality, contributes to the human formation of students and students, since gender and sexuality are historical, social and cultural constructions that constitute the identity of each subject. The methodology follows the qualitative approach, developed in a bibliographic study. The results indicate that by promoting dialogues on the themes, the school fulfills its social role in combating inequality, valuing cultures and individuals.

La educación es un proceso de transmisión de cultura diseñado para la humanidad. Así, la escuela se convierte en un espacio importante para la formación humana de pequeños sujetos. Por tanto, nuestro objetivo es comprender cómo la escuela, al hablar de género y sexualidad, contribuyó a la formación humana de estudiantes, ya que el género y la sexualidad son construcciones históricas, sociales y culturales que constituyen la identidad de cada sujeto. La metodología sigue un enfoque cualitativo, desarrollado en un estudio bibliográfico. Los resultados indican que, al promover el diálogo sobre los temas, la escuela cumpliendo su rol social no combate las desigualdades, la valorización de las culturas y de ambos sujetos.
Keywords: Educação
Gênero
Sexualidade
Formação humana
Education
Gender
Sexuality
Human formation
Educación
Género
Sexualidad
Formación humana
Citation: ARAÚJO, João Fernando de; SANTOS, Adriana Regina de Jesus; SILVA, Adrielen Amâncio da; BARROS, Marta Silene Ferreira. Diálogos sobre gênero e sexualidade no espaço escolar: contribuições à formação humana. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 778-792, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65136. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65136. Acesso em: 2022-04-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.65136
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/65136
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Inter-Ação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.