Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5974
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: TOYAMA, Karla Suzi Furutani
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza
FIGUEIREDO, Marcia Camilo
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6849-2564
https://orcid.org/0000-0002-3658-7021
https://orcid.org/0000-0001-5651-5984
Title: Elaboração de materiais didáticos adaptados ao ensino de química para alunos cegos
metadata.dc.terms.title: Inter-Ação
metadata.dc.terms.source: Goiânia
46
1
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 1-16
Issue Date: 2021
ISSN: 1981-8416
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo teve como objetivo analisar materiais didáticos adaptados ao ensino de Química para alunos cegos, elaborados por licenciandos, a fim de identificar saberes formativos docentes relacionados à proposta do Desenho Universal para a Aprendizagem. A metodologia foi qualitativa, descritiva e classificada como estudo de campo. Para a coleta de dados, ofertou-se um projeto de curso de extensão, no qual participaram 13 licenciandos em Química de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A estruturação dos dados foi de acordo com a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que os participantes, ao criarem materiais didáticos adaptados a partir da perspectiva inclusiva, compreenderam e exploraram outras vias de percepção que favorecem os processos de ensino e de aprendizagem em Química.

This article aimed to analyze adapted teaching materials to teaching of Chemistry for blind students, developed by undergraduate students, in order to identify teacher training knowledge related to the Universal Designer Learning proposal. The methodology was qualitative, descriptive and classified as a field study. For data collection, an extension course project was offered, which 13 undergraduates in Chemistry from a Federal Technological University of Paraná participated. The data was structured according to the Discursive Textual Analysis. The results indicate that the participants when creating adapted teaching materials, from an inclusive perspective and, above all, understood and explored other ways of perception that favor the teaching and learning processes in Chemistry.

Este artículo tuvo como objetivo analizar materiales didácticos adaptados a la enseñanza de Química para estudiantes ciegos, desarrollados por estudiantes de pregrado, con el fin de identificar el conocimiento de capacitación docente relacionado con la propuesta de Diseño Universal para el Aprendizaje. La metodología fue cualitativa, descriptiva y se clasificó como un estudio de campo. Para la recopilación de datos, se ofreció un proyecto de curso de extensión, en que participaron 13 estudiantes universitarios de Química de una Universidad Tecnológica Federal de Paraná. Los datos se estructuraron de acuerdo con el análisis textual discursivo. Los resultados indican que los participantes al crear materiales didácticos adaptados, desde una perspectiva inclusiva y, sobre todo, entendieron y exploraron otras formas de percepción que favorecen los procesos de enseñanza y aprendizaje en Química.
Keywords: Inclusiva
Desenho universal para a aprendizagem
Aluno cego
Formação docente
Inclusive education
Universal designer learning
Blind student
Teacher training
Educación inclusiva
Diseño universal para el aprendizaje
Estudiante ciego
Formación del profesorado
Citation: TOYAMA, Karla Suzi Furutani; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; FIGUEIREDO, Marcia Camilo. Elaboração de materiais didáticos adaptados ao ensino de química para alunos cegos. Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 1-16, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893. Acesso em: 2022-04-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.64893
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/64893
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Inter-Ação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.