Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5960
metadata.dc.type: Dossie temático
metadata.dc.creator: SILVA, Ivone Maria Mendes
BORDIN, Aline Paula Pochmann
FÁVERO, Altair Alberto
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-0058-091X
http://orcid.org/0000-0001-6905-3731
http://orcid.org/0000-0002-9187-7283
Title: Autoavaliação como recurso formativo e formador: da educação superior ao contexto escolar
metadata.dc.terms.title: Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
metadata.dc.terms.source: Salvador
28
55
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: 70-88
Issue Date: 2019
ISSN: 2358-0194
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo discute a importância dos processos de autoavaliação e de reflexão que podem se fazer presentes na formação e atuação docente. Problematiza ainda o papel da educação superior no trabalho com o tema no contexto da formação inicial e continuada de professores, bem como no enfrentamento dos desafios de se consolidar como espaço de construção de saberes indispensáveis à profissionalização docente. Para tanto, foi realizada pesquisa, de natureza qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e de campo, os quais apontaram que os docentes pesquisados não estão tendo acesso a experiências formativas que lhes inspirem e ensinem a incorporar a autoavaliação às suas práticas profissionais cotidianas ou mesmo a significá-la como um recurso valioso para o trabalho educativo. Conclui-se que há lacunas na formação inicial e continuada dos profissionais da educação no que tange à abordagem da autoavaliação e também da avaliação, corroborando resultados de outras pesquisas

This article discusses the importance of the processes of self-evaluation and reflection present in the formation and teaching performance. It also problematizes the role of higher education in working with the subject in the context of initial and continuing teacher education, as well as addressingthe challenges of consolidating as a space for building knowledge that is indispensable for teacher professionalization. To that end, a qualitative research was carried out, involving bibliographical and field studies, which pointed out that the teachers studied are not having access to formative experiences that inspire them and teach them to incorporate self-assessment into their daily professional practices or even the meaning it as a valuable resource for educational work. It is concluded that there are gaps in the initial and continuous training of education professionals regarding the approach of self-assessment and also of evaluation, corroborating the results of other researches.

Este artículo discute la importancia de los procesos de autoevaluación y de reflexión que pueden hacerse presentes en la formación y actuación docente. Y en el contexto de la formación inicial y continuada de profesores, así como en el enfrentamiento de los desafíos de consolidarse como espacio de construcción de saberes indispensables para la profesionalización docente. Para ello, se realizó investigación, de naturaleza cualitativa, involucrando estudios bibliográficos y de campo, los cuales apunta que los docentes encuestados no están teniendo acceso a experiencias formativas que les inspire y enseña a incorporar la autoevaluación a sus prácticas profesionales cotidianas o incluso a la significante como un recurso valioso para el trabajo educativo.Se concluye que hay lagunas en la formación inicial y continuada de los profesionales de la educación en lo que se refiere al abordaje de la autoevaluación y también de la evaluación, corroborando los resultados de otras investigaciones.
Keywords: Autoavaliação
Reflexão
Formação de professores
Educação superior
Escola
Self-evaluation
Reflection
Teacher education
Higher education
School
Autoevaluación
Reflexión
Formación de profesores
Educación superior
Escuela
Citation: SILVA, Ivone Maria Mendes; BORDIN, Aline Paula Pochmann; FÁVERO, Altair Alberto. Autoavaliação como recurso formativo e formador: da educação superior ao contexto escolar. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 28, n. 55, p. 70-88, maio/ago. 2019. 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88. Disponível em: www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169. Acesso em: 2022-04-07
metadata.dc.identifier.doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p70-88
metadata.dc.identifier.url: www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7169
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.