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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: CORTE, Marilene Gabriel Dalla
SARTURI, Rosane Carneiro
NUNES, Janilse Fernandes
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-8272-2944
https://orcid.org/0000-0002-5947-6041
https://orcid.org/0000-0002-1443-1296
Title: Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
43
1
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 83-114
Issue Date: 2018
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: No texto analisam-se as políticas de formação dos professores no Brasil em seus desdobramentos e recomendações de organismos internacionais. O artigo é fruto de pesquisa bibliográfica e documental, à luz de marcos teóricos e legais que subsidiam reflexões acerca das prioridades, orientações e programas de governo subjacentes à formação de professores. Entre os principais resultados, destacam-se: as reformas educacionais observam as recomendações dos organismos internacionais; as políticas educativas atuais reafirmam a centralidade da formação para o/no exercício da docência; os programas de formação estão relacionados à natureza das funções docentes; e as instituições formadoras atuam como mecanismos para atender às demandas de processos produtivos e performativos oriundos da lógica global.

The text analyzes the policies of teacher training in Brazil in its develop-ments and recommendations from international organizations. It is the result of bi-bliographical and documentary research, in the light of theoretical and legal fra-meworks that subsidize reflections about the priorities, orientations and government programs that underlie teacher training. Among the main results, it is worth noting: educational reforms follow the recommendations of international organizations; The current educational policies reaffirm the centrality of the training for the / in the teaching practice; The training programs are related to the nature of the teaching functions and the training institutions act as mechanisms to meet the demands of pro-ductive and performative processes from the global logic

El texto analiza las políticas de formación de los profesores en Brasil en sus desdoblamientos y recomendaciones de los organismos internacionales. Es fruto de investigación bibliográfica y documental, a la luz de los marcos teóricos y legales que subsidian reflexiones acerca de prioridades, orientaciones y programas de go-bierno subyacentes a la formación de los profesores. Entre los resultados principales, destacase: reformas educacionales que observan recomendaciones de los organismos internacionales; políticas educativas actuales reafirman la centralidad de la forma-ción para el/en ejercicio de la docencia; programas de formación están relacionados a la naturaleza de las funciones docentes y las instituciones formadoras actúan como mecanismos para atender las demandas de los procesos productivos y performativos oriundos de la lógica global.
Keywords: Políticas públicas
Formação de professores
Organismos internacionais
Public policies
Teacher training
International organizations
Políticas públicas
Formación de profesores
Organismos internacionales
Citation: CORTE, Marilene Gabriel Dalla; SARTURI, Rosane Carneiro; NUNES, Janilse Fernandes. Políticas de formação de professores no Brasil: desdobramentos e interlocução com diretrizes dos organismos internacionais. Roteiro, Joaçaba, v. 43, n. 1, p. 83-114, jan/abr. 2018. https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13094. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13094. Acesso em: 2022-04-04
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v43i1.13094
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13094
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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