Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5829
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: FÁVERO, Altair Alberto
TONIETO, Carina
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-9187-7283
Title: Docência universitária e formação do espírito científico: uma abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
42
1
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 155-172
Issue Date: 2017
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste artigo realizamos uma análise teórica, por meio de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios, na Universidade de Passo Fundo, RS. Primeiramente, reconstruímos de modo breve a proposta epistemológica bachelardiana na tentativa de superação do dualismo entre realismo e racionalismo, na direção de um racionalismo aplicado; posteriormente, reconstruímos a argumentação de Bachelard em torno da noção de obstáculo epistemológico e formação do espírito científico; e, para finalizar, apresentamos as implicações da epistemologia bachelardiana para repensar alguns desafios da docência universitária.

In this article a theoretical analysis was carried out through a bibliographic research developed by the University Teaching Research Group, educational poli-cies, and expansion of higher education: prospects and challenges at the University of Passo Fundo, located in the City of Passo Fundo, RS State. First, it was briefly reconstructed Bachelard’s epistemological proposal as an attempt to overcome the dualism between realism and rationalism, toward applied rationalism. Afterwards, Bachelard’s arguments about the notion of epistemological obstacle and formation of the scientific spirit were rebuilt. Finally, the implications of Bachelard’s epistemology to rethink some challenges of university teaching were presented.

En este artículo se realiza un análisis teórico, a través de una búsqueda en la literatura, desarrollado por el Grupo de Investigación Enseñanza Universitaria, Políticas Educativas y Expansión de la Educación Superior: perspectivas y desafíos, de la Universidad de Passo Fundo, RS. En primer lugar se reconstruye brevemente la propuesta epistemológica bachelardiana en un intento de superar el dualismo entre el realismo y el racionalismo, en la dirección de un racionalismo aplicado; después reconstruimos los argumentos de Bachelard en torno a la noción de obstáculo epis-temológico y la formación del espíritu científico; y para finalizar presentamos las implicaciones de la epistemología bachelardiana para reconsiderar algunos de los retos de la enseñanza universitaria.
Keywords: Docência universitária
Epistemologia
Obstáculos epistemológicos
Formação
University teaching
Epistemology
Epistemological obstacles
Formation
La docencia universitaria
Epistemología
Obstáculos epistemológicos
Formación
Citation: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Docência universitária e formação do espírito científico: uma abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. Roteiro, Joaçaba, v. 42, n. 1, p. 155-172, jan/abr. 2017. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11554. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11554. Acesso em: 2022-04-04
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11554
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/11554
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.