Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5783
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Tatiane Cosentino
CARDOSO, Ivanilda Amado
SILVA, Ivanilda Amado
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4402-2805
https://orcid.org/0000-0003-0575-8323
https://orcid.org/0000-0003-1708-8961
Title: Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
44
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: 1-24
Issue Date: 2019
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Entre os desafios provocados pelo processo de implementação das políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas e/ou reserva de vagas para o acesso ao ensino superior, persiste uma dimensão pouco explorada, que corresponde à produção de ciências e conhecimentos plurais que sejam capazes de alterar padrões desiguais e discriminatórios ainda presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítico-propositiva sobre práticas político-pedagógicas a partir da experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos que têm auxiliado o campo da educação na compreensão de alguns dos desafios provocados pelas políticas de ações afirmativas, especialmente a formação inicial e continuada de professores.

Among the challenges posed by the process of implementing affirmative action policies in the modality of quotas and/or reservation of vacancies in access to higher education, there is still an unexplored dimension that corresponds to the production of plural sciences and knowledge that are capable of altering unequal and discriminatory patterns still present in Brazilian society. The purpose of this article is to present a critical-purpose reflection about political-pedagogical practices based on the experience of the Afro-Brazilian Studies Center of the Federal University of São Carlos, which has helped the field of education in understanding some of these policy challenges caused by affirmative action especially the initial and continuing teacher training

Entre los desafíos provocados por el proceso de implementación de las políticas de acción afirmativa, en la modalidad de cuotas y/o reserva de vacantes en el acceso a la enseñanza superior, persiste una dimensión poco explotada, que corresponde a la producción de ciencias y conocimientos plurales que sean capaces de alterar patrones desiguales y discriminatorios aún presentes en la sociedad brasileña. El objetivo de este artículo es presentar una reflexión crítica-propositiva sobre prácticas político-pedagógicas a partir de la experiencia del Núcleo de Estudios Afro-brasileños de la Universidad Federal de São Carlos, que han auxiliado el campo de la educación en la comprensión de algunos de estos desafíos provocados por las políticas de acciones afirmativas especialmente la formación inicial y continuada de profesores
Keywords: Ações afirmativas
Formação de professores
Ensino superior
Núcleo de estudos afro-brasileiros
Affirmative actions
Teacher training
Higher education
Center for afro-brazilian studies
Acciones afirmativas
Formación de profesores
Enseñanza superior
Núcleo de estudios afro-brasileños
Citation: RODRIGUES, Tatiane Cosentino ; CARDOSO, Ivanilda Amado; SILVA, Ivanilda Amado. Ações afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17417. Acesso em: 2022-04-04
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17417
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/17417
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.