Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCANETTIERI, Marina Kurotusch
dc.creatorPARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino
dc.creatorSANTOS,Soraya Vieira
dc.date.accessioned2022-03-22T13:07:11Z-
dc.date.available2022-03-22T13:07:11Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCANETTIERI, Marina Kurotusch; PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino; SANTOS,Soraya Vieira. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e4406, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406/4023. Acesso em: 2022-03-22
dc.identifier.issn2448-3583
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5725-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é identificar as bases epistemológicas e os marcos legais que sustentam a concepção de habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular destinada ao Ensino Médio. A pesquisa teve caráter documental;durante sua realização,também foram analisadostrês materiais de educação socioemocional de editoras brasileiras a fim de melhor compreender como o conceito trazido pela Base Nacional Comum Curricular pode comparecer nas atividades escolares. Além do conteúdo explícito, também foi considerado o contexto sociopolítico que perpassa pelas temáticas abordadas por tais materiais. Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular busca manter a pluralidade dos currículos e a autonomia das escolas, foram apresentados benefícios e riscos da adoção do conceito abertosobre habilidades sociais e emocionais e suas possíveis implicações na formação dos educandos e na atuação do professor. Ademais, o trabalho teve por sustentáculo a visão da psicologia escolar crítica, principalmente pelas contribuições das pesquisadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify the epistemological bases and legal marks that sustain the conception of socioemotional abilities in the Brazilian National Common Curricular Base directed to High School. It is a documental research; during its execution other three materials of socioemotional education by Brazilian publishers were analyzed as well in order to better understand how the concept established by the National Common Curricular Base can be present in school activities. Beyond explicit content, we also considered the social and political context that runs through the themes brought by these materials. Considering that the National Common Curricular Base attempts to maintain the plurality of curricula and school autonomy, the study showed the benefits and risks of adopting an ample conception of social and emotional abilities and its possible implications on students’ education and teachers’ work. Moreover, the project was grounded on the perspective of critical school psychology, mainly on the contributions of researchers Patto, Smolka, Lemos, and Macedo.en_US
dc.description.abstractEl objetivo de este trabajo es identificar las bases epistemológicas y los marcos legales que fundamentan la concepción de las habilidades socio-emocionales en la Base Nacional Comum Curricular destinada a la Enseñanza Media. La investigación fue de carácter documental, donde se analizaron tres materiales de educación socio-emocional de editoriales brasileñas para comprender mejorcómo el concepto aportado por la Base Nacional Comum Curricular puede estar presente en las actividades escolares. Además del contenido explícito, también se consideró el contexto sociopolítico que atraviesa los temas tratados en esos materiales. Sabiendoque la Base Nacional Comum Curricular trata de mantener la pluralidad de los planes de estudio y la autonomía de las escuelas, se presentaron los beneficios y riesgos de la adopción del concepto abierto sobre habilidades socio-emocionales y sus posibles repercusiones en la formación de los estudiantes y la actuación del profesor. Además, el trabajo se apoyó en la visión de la psicología escolar crítica, especialmente las contribuciones de las investigadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.es_ES
dc.format.mediume4406
dc.languageptpt_BR
dc.subjectHabilidades socioemocionaispt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSocioemotional abilitiesen_US
dc.subjectBNCCen_US
dc.subjectHigh schoolen_US
dc.subjectCurriculumen_US
dc.subjectHabilidades socio-emocionaleses_ES
dc.subjectBNCCes_ES
dc.subjectEducaciónes_ES
dc.subjectCurrículoes_ES
dc.subject.classificationNível epistemológico
dc.titleHabilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceFortaleza
dc.terms.source6
dc.terms.source2
dc.terms.sourcemaio/ago.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2757-7526
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8718-8944
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1606-2543
dc.identifier.urlhttps://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406/4023
dc.terms.titleEducação & Formação
Appears in Collections:Educação & Formação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.