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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: CANETTIERI, Marina Kurotusch
PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino
SANTOS,Soraya Vieira
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2757-7526
https://orcid.org/0000-0002-8718-8944
https://orcid.org/0000-0002-1606-2543
Title: Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula
metadata.dc.terms.title: Educação & Formação
metadata.dc.terms.source: Fortaleza
6
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: e4406
Issue Date: 2021
ISSN: 2448-3583
metadata.dc.language: pt
Abstract: O objetivo deste trabalho é identificar as bases epistemológicas e os marcos legais que sustentam a concepção de habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular destinada ao Ensino Médio. A pesquisa teve caráter documental;durante sua realização,também foram analisadostrês materiais de educação socioemocional de editoras brasileiras a fim de melhor compreender como o conceito trazido pela Base Nacional Comum Curricular pode comparecer nas atividades escolares. Além do conteúdo explícito, também foi considerado o contexto sociopolítico que perpassa pelas temáticas abordadas por tais materiais. Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular busca manter a pluralidade dos currículos e a autonomia das escolas, foram apresentados benefícios e riscos da adoção do conceito abertosobre habilidades sociais e emocionais e suas possíveis implicações na formação dos educandos e na atuação do professor. Ademais, o trabalho teve por sustentáculo a visão da psicologia escolar crítica, principalmente pelas contribuições das pesquisadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.

This study aims to identify the epistemological bases and legal marks that sustain the conception of socioemotional abilities in the Brazilian National Common Curricular Base directed to High School. It is a documental research; during its execution other three materials of socioemotional education by Brazilian publishers were analyzed as well in order to better understand how the concept established by the National Common Curricular Base can be present in school activities. Beyond explicit content, we also considered the social and political context that runs through the themes brought by these materials. Considering that the National Common Curricular Base attempts to maintain the plurality of curricula and school autonomy, the study showed the benefits and risks of adopting an ample conception of social and emotional abilities and its possible implications on students’ education and teachers’ work. Moreover, the project was grounded on the perspective of critical school psychology, mainly on the contributions of researchers Patto, Smolka, Lemos, and Macedo.

El objetivo de este trabajo es identificar las bases epistemológicas y los marcos legales que fundamentan la concepción de las habilidades socio-emocionales en la Base Nacional Comum Curricular destinada a la Enseñanza Media. La investigación fue de carácter documental, donde se analizaron tres materiales de educación socio-emocional de editoriales brasileñas para comprender mejorcómo el concepto aportado por la Base Nacional Comum Curricular puede estar presente en las actividades escolares. Además del contenido explícito, también se consideró el contexto sociopolítico que atraviesa los temas tratados en esos materiales. Sabiendoque la Base Nacional Comum Curricular trata de mantener la pluralidad de los planes de estudio y la autonomía de las escuelas, se presentaron los beneficios y riesgos de la adopción del concepto abierto sobre habilidades socio-emocionales y sus posibles repercusiones en la formación de los estudiantes y la actuación del profesor. Además, el trabajo se apoyó en la visión de la psicología escolar crítica, especialmente las contribuciones de las investigadoras Patto, Smolka, Lemos e Macedo.
Keywords: Habilidades socioemocionais
BNCC
Ensino médio
Currículo
Socioemotional abilities
BNCC
High school
Curriculum
Habilidades socio-emocionales
BNCC
Educación
Currículo
Citation: CANETTIERI, Marina Kurotusch; PARANAHYBA, Jordana de Castro Balduino; SANTOS,Soraya Vieira. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e4406, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406/4023. Acesso em: 2022-03-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406/4023
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
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