Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5723
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: VIEIRA,Alboni Marisa Dudeque Pianovski
SCHNEIKER,Daniel
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-3759-0377
https://orcid.org/0000-0003-4881-0822
Title: O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no enade
metadata.dc.terms.title: Educação & Formação
metadata.dc.terms.source: Fortaleza
6
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: e4194
Issue Date: 2021
ISSN: 2448-3583
metadata.dc.language: pt
Abstract: O artigo tem por objetivo relacionar características do perfil da docência no ensino superior ao desempenho acadêmico dos estudantes de instituições de ensino superiorprivadas, medido pela média do conceito recebido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Trata-se de estudo descritivo, utilizando dados do referido exame (2016 e 2017) e microdados dos docentes e instituições de ensino superior(2016 e 2017) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em que se verificou o impacto de diversas variáveis na média do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes por instituição. Foi aplicada uma regressão linear múltipla, a partir da qual se encontrou que os fatores positivos mais significantes estão relacionados ao grau de escolaridade da docência. Os resultados indicaram também que o regime de trabalho dos docentes não demonstrou ser uma variável que agrega valor ao desempenho dos estudantes nomencionado exame.

The article aims to relate characteristics of the teacher profile in higher education to the academic performance of students from private higher education institutions, measured by the average of the concept received in the National Student Performance Exam. This is a descriptive study, using data from said exam (2016 and 2017) and microdata from teachers and higher education institutions (2016 and 2017) from the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira, in which we verified the impact of several variables in the average of the National Student Performance Exam by institution. Multiple linear regression was applied, from which itwas found that the most significant positive factors are related to the education level of teachers. The results also indicated that the teachers' work regime did not prove to be a variable that adds value to the students' performance in the aforementioned exam.

El artículo tiene como objetivo relacionar características del perfil docente en la educación superior con el rendimiento académico de los estudiantes de instituciones privadas de educación superior, medido por el promedio del concepto recibido en el Examen Nacional de Desempeño del Estudiante. Se trata de un estudio descriptivo, utilizando datos de dicho examen (2016 y 2017) y microdatos de docentes e instituciones de educación superior (2016 y 2017) del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira, en el que se analiza el impacto de varias variables en la promedio del Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes por institución. Se aplicó regresión lineal múltiple, a partir de la cual se encontró que los factores positivos más significativos están relacionados con el grado de docencia. Los resultados también indicaron que el régimen de trabajo de los docentes no resultó ser una variable que agregue valor al desempeño de los estudiantes en el examen mencionado.
Keywords: Docência
Enade
Instituições de ensino superior
Teaching
Enade
Higher education institutions
Docencia
Enade
Instituciones de educación superior
Citation: VIEIRA,Alboni Marisa Dudeque Pianovski; SCHNEIKER,Daniel. O perfil docente no ensino superior privado e o desempenho no enade. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e4194, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194/3983. Acesso em: 2022-03-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4194
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4194/3983
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
Appears in Collections:Educação & Formação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.