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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: ARRUDA, Guilherme de Lima
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8445-1946
https://orcid.org/0000-0003-0015-415X
Title: “É proibidaa igualdade de gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande –Paraíba (2017-2018)
metadata.dc.terms.title: Educação & Formação
metadata.dc.terms.source: Fortaleza
6
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: e4189
Issue Date: 2021
ISSN: 2448-3583
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo tem por objetivo analisar os discursos dos parlamentares que propuseram a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” nos municípios de Santa Rita, Patos e Campina Grande, no estado da Paraíba. Essas leis foram propostas e aprovadas a partir de embasamentos ideológicos cristãos, de um modelo tradicional de família e de uma visão deturpada da teoria marista, com a finalidade de proibir o debate de gênero nas escolas públicas e privadas dos referidos municípios. Metodologicamentese utilizaa proposta da análise do discurso a partir de Foucault (2014),que visa perceber a produção discursiva como um exercício de leitura, interpretação e produção de um outro/novo discurso. Para tanto, debruça-sesobre as entrevistas feitas com os três parlamentares no sentido de perceber seus interesses e “ideologias” defendidas. Ideologia, gênero e educação são categoriasfundamentais para o diálogo teórico neste texto. Portanto, conclui-se que a chamada “Lei da Ideologia de Gênero” funcionou como um dispositivo proibitivo e punitivo, mas que também gerou alguns tipos de resistências.

This article aims to analyzethe speeches of parliamentarians who proposed the so-called “Law of Gender Ideology” in the municipalities of Santa Rita, Patos and Campina Grande in the state of Paraíba. These laws were proposed and approved based on the Christian ideological foundation, with the purpose of prohibiting the debate of gender in public and private schools of the referred municipalities. Methodologically, we used the proposal of discourse analysis from Foucault (2014),which aims to perceive discursive production as an exercise in reading, interpreting and producing another / new discourse. For this, we look at the interviews made with the three parliamentarians in order to understand their interests and “ideologies” defended. Ideology, gender and education are fundamental categories for the theoretical dialogue in this text. Therefore, it is concluded that the so-called “Law of Gender Ideology” functioned as a prohibitive and punitive device, but that it also generated resistance.

Este artículo tiene como objetivo analizar los discursos de los parlamentarios que propusieron la denominada “Ley de Ideología de Género” en los municipios de Santa Rita, Patos y Campina Grande, en elestado de Paraíba. Estas leyes fueron propuestas y aprobadas con base en el fundamento ideológico cristiano,con el propósito de prohibir el debate de género en las escuelas públicas y privadas de los municipios referidos. Metodológicamente, se utilizala propuesta de análisis del discurso de Foucault (2014),que tiene como objetivo percibir la producción discursiva como un ejercicio de lectura, interpretación y producción de otro / nuevo discurso. Para ello, se fijaen las entrevistas realizadas a los tres parlamentarios con el fin de entender sus intereses e“ideologías” defendidas. Ideología, género y educación son categorías fundamentales para el diálogo teórico en este texto. Por tanto, se concluye que la llamada “Ley de la Ideología de Género” funcionó como un dispositivo prohibitivo y punitivo, pero que también generó resistencias.
Keywords: Ideologia de gênero
Gênero
Educação
Gender ideology
Genre
Education
Ideología de género
Género
Educación
Citation: ARRUDA, Guilherme de Lima; SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. “É proibidaa igualdade de gênero nesse estabelecimento”: discursos sobre a “Lei da Ideologia de Gênero” em Santa Rita, Patos e Campina Grande –Paraíba (2017-2018). Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e4189, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4189. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4189/4006. Acesso em: 2022-03-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4189
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4189/4006
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
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