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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: GODOY, Elsa Daniela
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8862-8809
Title: Educación Sexual Integral en Argentina y performatividad: un abordaje filosófico feminista
metadata.dc.terms.title: Educação & Formação
metadata.dc.terms.source: Fortaleza
6
2
maio/ago.
metadata.dc.format.medium: e4448
Issue Date: 2021
ISSN: 2448-3583
metadata.dc.language: es
Abstract: Realiza-se uma análise filosófica da performatividade de JudithButler em relação à Educação Sexual Integral, que nos permite compreender a matriz heterossexista de inteligibilidade implícita nas pedagogias de gênero e sexualidade. No contexto da implementação da Educação Sexual Integral na Argentina,com base em pesquisas sobre suas conquistas e desafios, argumenta-se que esta perspectiva de gênero contribui para a superação de abordagens binárias que estigmatizam a diversidade sexual. Como contribuição interdisciplinar para o campo educacional, a reflexão a partir da performatividade potencializa mudanças nos conteúdos curriculares que os movimentosqueere feministas exigem, bem como deslocamentos libertadores das normas nas práticas escolares.

A philosophical analysis of J. Butler's performativity in relation to Comprehensive Sexual Education is carried out, which allows us to understand the implicit heterosexist matrix of intelligibility in pedagogies of gender and sexuality. In the context of implementation of Comprehensive Sexual Education in Argentina and based on research on its achievements and challenges, it is argued that this gender perspective contributes to overcoming binary approaches that stigmatize sexual diversity. As aninterdisciplinary contribution to the educational field, reflection from performativity enhances changes in curricular content that Queer and feminist movements demand, as well as liberating displacements of the norms in school practices.

Se realiza un análisis filosófico de la performatividad de JudithButler en relación a la Educación Sexual Integral,que permite comprender la matriz heterosexista de inteligibilidad implícita en pedagogías del género y de la sexualidad. En el contexto de implementación de la Educación Sexual Integral en la Argentina y a partir de investigaciones sobre sus logros y desafíos, se argumenta que esta perspectiva del género contribuye a superar enfoques binarios que estigmatizan la diversidad sexual. Como aporte interdisciplinario al campo educativo, la reflexión desde la performatividad potencia cambios en contenidos curriculares que reclaman movimientos queer y feministas y también desplazamientos liberadores de las normas en las prácticas escolares.
Keywords: Performatividade
ESI
Gênero
Diversidade
Performativity
CSE
Gender
Diversity
Performatividad
ESI
Género
Diversidad
Citation: GODOY, Elsa Daniela. Educación Sexual Integral en Argentina y performatividad: un abordaje filosófico feminista. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e4448, maio/ago. 2021. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4448. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4448/4004. Acesso em: 2022-03-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4448
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4448/4004
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
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