Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5688
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MARCON, Telmo
Title: Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
40
2
10
metadata.dc.format.medium: 377-394
Issue Date: 2015
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Com o presente artigo, objetivou-se refletir sobre os desafios de uma educação para a democracia no contexto das sociedades complexas, nas quais a diversidade e a pluralidade se evidenciam com muita intensidade. Buscando alcançar conta esse objetivo, no artigo, contextualizam-se algumas críticas à democracia, analisam-se alguns pressupostos de uma educação para a democracia e se conclui apontando alguns desafios postos às instituições sociais, particularmente à escola, no sentido de cumprir sua função de formadora intelectual e política dos cidadãos. Defende-se, aqui, a tese de que a democracia, concebida como organização política e como modo de vida, constitui-se em uma perspectiva fecunda para o enfrentamento e a superação de conflitos e para uma convivência social fundamentada no diálogo.

With this study, we aimed to reflect about the challenges of an education for democracy in the context of complex societies, in which diversity and plurality are evi-denced with more intensity. Seeking to achieve this goal, in this study, some criticisms to democracy are contextualized, some assumptions of an education to democracy are analyzed and the study is concluded pointing to some challenges placed to the social institutions, particularly to the school, in order to fulfill its function of intellectual and political forming of citizens. The thesis here defended is that democracy, conceived as a political organization and a way of life, constitutes a fecund perspective for facing and overcoming conflicts and for a social coexistence founded in the dialogue
Keywords: Educação
Política educacional
Democracia
Gestão democrática
Education
Educational policy
Democracy
Democratic administration
Citation: MARCON, Telmo. Educação e democracia: formação política para a convivência em uma sociedade plural. Roteiro, Joaçaba, v. 40, n. 2, p. 377-394, 10. 2015. https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6548. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6548. Acesso em: 2022-03-22
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6548
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6548
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.