Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5680
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: CORRÊA, Alessandra
Title: Saberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
38
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 365-384
Issue Date: 2013
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Os saberes docentes, mobilizados pelos professores de Matemática do Ensino Médio em suas práticas de ensino da Estatística, constituíram o objeto desta pesquisa. Ao instaurar um campo analítico, a pesquisa pretendeu diagnosticar e compreender os saberes colocados em ação no ensino de conteúdos estatísticos. O procedimento analítico privilegiou a Análise Textual Discursiva, que se caracteriza como uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir das respostas de um questionário aplicado a professores do Ensino Médio, percebeu-se que os saberes das ciências da educação estão presentes em suas práticas docentes, sendo a interdisciplinaridade um dos eixos organizadores relacionados ao ensino da Estatística.

The knowledge teachers mobilized by high school math teachers in their teaching practices of Statistics were the object of this research. When you open an analytical field, the research sought to diagnose and understand the knowledge put into action in teaching statistical content. The analysis focused on the Discursive and Textual analysis is characterized as a qualitative approach, analytical and com-prehensive. From the replies to a questionnaire applied to high school teachers, it was realized that the knowledge of educational sciences are present in teaching practices and interdisciplinarity, one of the organizers of the education-related statistics
Keywords: Saberes docentes
Ensino da estatística
Ensino médio
Interdisciplinaridade
Teachers’ knowledges
Education statistics
High school
Interdisci-plinarity
Citation: CORRÊA, Alessandra. Saberes docentes no ensino da estatística: a interdisciplinaridade como eixo mobilizador no ensino médio. Roteiro, Joaçaba, v. 38, n. 2, p. 365-384, jul/dez. 2013. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337. Acesso em: 2022-03-22
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2337
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.