Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5543
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: FÁVERO, Altair Alberto
TAUCHEN, Gionara
SCHWANTES, Lavínia
Title: Da transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
37
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 325-342
Issue Date: 2012
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste texto, de cunho teórico e hermenêutico, problematizamos as referências epistemológicas – empirista, inatista e dialética – subjacentes aos processos didáticos, apostando na hermenêutica como possibilidade de organização de uma didática compreensiva. Discutimos, também, as decorrências da didatização dos conhecimentos escolares, ou seja, as relações e processos por que passam os conhecimentos científicos até se tornarem escolarizáveis. Para tanto, direcionamos a discussão para os processos de Transposição Didática, no que diz respeito aos níveis e patamares do saber, sujeitos e contextos envolvidos, bem como os processos decorrentes. Concluímos que a didática, pautada por uma epistemologia compreensiva, constitui-se em um espaço de experiência de conversação, de diálogo e de intersubjetividade.

In this text which has a theoretical and hermeneutical nature, we have problematized the epistemological references – empiricist, innatist, dialectical – subjacent to didactic processes, where hermeneutics is seeing as a possibility of organizing a comprehensive teaching approach. We have also discussed the results of didactization of school knowledge, that is, the relations and processes that go through scientific knowledge until they become teachable for schools. Therefore, we have guided the discussion to processes of Didactic Transposition regarding levels of learning, subjects and involved contexts as well as resulting processes. We have concluded that the didactics, regulated by a comprehensive epistemology, is constituted of a space of experience in conversation, dialog, and intersubjectivity.
Keywords: Epistemologia
Didática
Educação em ciências
Hermenêutica
Epistemology
Teaching
Science education
Hermeneutics
Citation: FÁVERO, Altair Alberto; TAUCHEN, Gionara; SCHWANTES, Lavínia. Da transposição à compreensão didática: sentidos do conhecimento escolar na educação em ciências. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 2, p. 325-342, jul/dez. 2012. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799. Acesso em: 2022-03-21
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1799
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Roteiro

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.