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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: TREVISOL, Joviles Vitório
TREVISOL, Maria Teresa Ceron
VIECELLI, Eloir
Title: O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004)
metadata.dc.terms.title: Roteiro
metadata.dc.terms.source: Joaçaba
34
2
 jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 215-242
Issue Date: 2009
ISSN: 2177-6059
metadata.dc.language: pt
Abstract: Tomando-se como referência a base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa pesquisa objetivou sistematizar os indicadores educacionais referentes ao ensino superior no Brasil no período entre 1991-2004. O objetivo principal do estudo foi conhecer as dinâmicas do ensino superior em curso e compreendê-las à luz das políticas educacionais implementadas no país nos últimos anos, notadamente a partir da segunda metade dos anos 90. Os indicadores educacionais do Inep foram o objeto por excelência deste estudo, pois se acredita que eles, quando devidamente analisados, oferecem um retrato mais ou menos fidedigno e abrangente do ensino superior, principalmente suas dinâmicas e principais tendências. O período entre 1991-2004 foi eleito como o recorte temporal da pesquisa. Os dados foram sistematizados a partir de algumas categorias: expansão do número de IES; número de matrículas; cursos de graduação criados; número de docentes e titulação; taxa média de escolarização. O levantamento de dados foi iniciado em março de 2006 e concluído em fevereiro de 2008. A análise dos referidos indicadores foi feita a partir de ampla pesquisa bibliográfica sobre a história e políticas de educação superior no Brasil e em Santa Catarina. Entre os resultados, cabe destacar os seguintes: estreita relação entre a expansão do ensino superior e a aprovação da nova LDB, em 1996; expansão largamente protagonizada pelas IESs privadas, sobretudo pelas faculdades isoladas; estagnação das matrículas do setor público; crescente processo de privatização e mercadorização do ensino superior.
Keywords: Ensino superior
Políticas públicas
Indicadores educacionais
Inep
Citation: TREVISOL, Joviles Vitório; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; VIECELLI, Eloir. O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004). Roteiro, Joaçaba, v. 34, n. 2, p. 215-242,  jul/dez. 2009. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/306. Acesso em: 2022-03-08
metadata.dc.identifier.url: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/306
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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