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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5493
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | TREVISOL, Joviles Vitório TREVISOL, Maria Teresa Ceron VIECELLI, Eloir |
Title: | O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004) |
metadata.dc.terms.title: | Roteiro |
metadata.dc.terms.source: | Joaçaba 34 2 jul./dez. |
metadata.dc.format.medium: | 215-242 |
Issue Date: | 2009 |
ISSN: | 2177-6059 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Tomando-se como referência a base de dados do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), essa pesquisa objetivou sistematizar os indicadores educacionais referentes ao ensino superior no Brasil no período entre 1991-2004. O objetivo principal do estudo foi conhecer as dinâmicas do ensino superior em curso e compreendê-las à luz das políticas educacionais implementadas no país nos últimos anos, notadamente a partir da segunda metade dos anos 90. Os indicadores educacionais do Inep foram o objeto por excelência deste estudo, pois se acredita que eles, quando devidamente analisados, oferecem um retrato mais ou menos fidedigno e abrangente do ensino superior, principalmente suas dinâmicas e principais tendências. O período entre 1991-2004 foi eleito como o recorte temporal da pesquisa. Os dados foram sistematizados a partir de algumas categorias: expansão do número de IES; número de matrículas; cursos de graduação criados; número de docentes e titulação; taxa média de escolarização. O levantamento de dados foi iniciado em março de 2006 e concluído em fevereiro de 2008. A análise dos referidos indicadores foi feita a partir de ampla pesquisa bibliográfica sobre a história e políticas de educação superior no Brasil e em Santa Catarina. Entre os resultados, cabe destacar os seguintes: estreita relação entre a expansão do ensino superior e a aprovação da nova LDB, em 1996; expansão largamente protagonizada pelas IESs privadas, sobretudo pelas faculdades isoladas; estagnação das matrículas do setor público; crescente processo de privatização e mercadorização do ensino superior. |
Keywords: | Ensino superior Políticas públicas Indicadores educacionais Inep |
Citation: | TREVISOL, Joviles Vitório; TREVISOL, Maria Teresa Ceron; VIECELLI, Eloir. O ensino superior no Brasil: políticas e dinâmicas da expansão (1991-2004). Roteiro, Joaçaba, v. 34, n. 2, p. 215-242, jul/dez. 2009. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/306. Acesso em: 2022-03-08 |
metadata.dc.identifier.url: | https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/306 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Roteiro |
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