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http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5492
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | SCHNEIDER, Marilda Pasqual DURLI, Zenilde |
Title: | Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos1 |
metadata.dc.terms.title: | Roteiro |
metadata.dc.terms.source: | Joaçaba 34 2 jul./dez. |
metadata.dc.format.medium: | 189-214 |
Issue Date: | 2009 |
ISSN: | 2177-6059 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O texto trata da ampliação do ensino obrigatório para nove anos de duração, conforme regulamentado pela Lei Federal, exarada pelo Presidente da República, em seis de fevereiro de 2006. Primeiramente, apresenta-se o contexto histórico, no qual a promulgação da referida Lei esteve inserida. Em um segundo momento, analisam-se os documentos exarados pelo MEC no sentido de orientar o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e discutem-se posicionamentos de educadores e pesquisadores sobre o tema. Por fim, apontam-se os principais desafios a ser enfrentados pelos sistemas de ensino e pelas escolas de educação básica no sentido de construir coerentemente uma proposta que possa, de fato, promover a melhoria da qualidade educacional brasileira. |
Keywords: | Ensino fundamental de nove anos Aspectos político-legais Desafios didático-pedagógicos |
Citation: | SCHNEIDER, Marilda Pasqual; DURLI, Zenilde. Ensino fundamental de nove anos: aspectos legais e didático-pedagógicos1. Roteiro, Joaçaba, v. 34, n. 2, p. 189-214, jul/dez. 2009. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/305. Acesso em: 2022-03-08 |
metadata.dc.identifier.url: | https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/305 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Roteiro |
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