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metadata.dc.type: Artigos Temático
metadata.dc.creator: ALVES, Lynn
BONFIM, Camila
Title: Gamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de tdah
metadata.dc.terms.title: Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
metadata.dc.terms.source: Salvador
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maio/ago.
metadata.dc.format.medium: 141-157
Issue Date: 2016
ISSN: 2358-0194
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo objetiva descrever o processo de desenvolvimento do Gamebook, uma mídia híbrida com características de jogo digital e appbook, desenvolvido para estimular as Funções Executivas (FE) de crianças na faixa etária de 8 a 12 anos especialmente com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A metodologia foi de base qualitativa, dialogando com a perspectiva multirreferencial, exploratória e descritiva, com prática colaborativa mediada com os distintos saberes nas reuniões entre os membros da equipe e pesquisadores/especialistas parceiros. Para identificar o perfil das crianças que interagem com a cultura digital e apresentam diagnóstico de TDAH utilizamos questionário on-line, respondido com a mediação de pais e especialistas. Isso subsidiou o desenvolvimento, avaliação e retroalimentação do gamebook, concretizando-se em ambiente interativo com 8 minigames. O gamebook encontra-se disponível, gratuitamente, nas Appstores para tablet nos sistemas operacionais IOS e Android. O projeto encontra-se agora na fase de investigação com crianças com diagnóstico de TDAH, para avaliar a contribuição dos minigames ao estimular as FE. Assim, o artigo aqui proposto apresenta os resultados da primeira fase da investigação, que a partir da avaliação dos especialistas conclui que os ambientes interativos, como o gamebook, podem se constituir em lócus de aprendizagem e estimulação das FE.

This article describes the development process of Gamebook, a hybrid media with features of digital games and AppBook which was designed to stimulate the Executive Functions (EF) of children between 8 and 12 years, especially those with a diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The methodological approach used was qualitative with a multi-referential, exploratory and descriptive perspectives and a collaborative approach with distinct knowledge through meetings between team members and researchers/experts. An online questionnaire was used to identify the profile of children who interact with the digital culture and have diagnosed ADHD and parents and experts helped children to fill in it. This process supported the development, evaluation and feedback of Gamebook with 8 minigames that stimulate EF. The gamebook is freely available for tablets in AppStores in IOS and Android operational systems. The project is now in the research phase with children diagnosed with ADHD and the aim is to assess the contribution of minigames to stimulate EF. This article presents the results of the first phase of the research from the evaluation of experts. We conclude that interactive environments such as Gamebook might be a good learning locus and stimulator for EF

Este articulo tiene como objetivo describir el proceso de desarrollo de un Gamebook, como un medio de comunicación híbrido mediante el uso de juegos digitales y AppBook desarrollados para estimular las funciones ejecutivas (FE) en niños de 8 a 12 años, con diagnóstico de trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). La metodología de base fue: cualitativa, dialogando con la perspectiva multi-referencial, exploratoria y descriptiva con la colaboración y aporte de distintos saberes de miembros del equipo y de investigadores/expertos asociados. Para identificar el perfil de los niños que interactúan con la cultura digital y presentan diagnóstico de TDAH se utilizo un cuestionario online resuelto con la intervención de los padres y especialistas. Información que fue usada para el desarrollo, evaluación y retroalimentación de gamebook, dando como resultado 8 mini juegos. El Gamebook está disponible en AppStores para IOS y Android sin costo. El proyecto se encuentra ahora en la fase en la que se evaluará la contribución de mini juegos en la estimulación de las FE en niños con TDAH. Así, este artículo presenta los resultados de la primera fase de evaluación que a partir de la evaluación de los especialistas llega a la conclusión de que, los entornos interactivos como el Gamebook pueden constituir con el aprendizaje y estimulación de las FE.
Keywords: Gamebook
Funções executivas
TDAH
Gamebook
Executive functions
ADHD
Gamebook
Funciones ejecutivas
TDAH
Citation: ALVES, Lynn; BONFIM, Camila. Gamebook e a estimulação de funções executivas em crianças com indicação de diagnóstico de tdah. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 141-157, maio/ago. 2016. 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p141-157. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2723. Acesso em: 2022-03-08
metadata.dc.identifier.doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p141-157
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2723
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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