Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5426
metadata.dc.type: | Dossie Temático |
metadata.dc.creator: | SIMÕES, Maria Cristina Dancham GIOVINAZZO, CarlosAntônioJunior |
Title: | Os limites da formação docente e a educação das pessoas com deficiência nas licenciaturas |
metadata.dc.terms.title: | Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade |
metadata.dc.terms.source: | Salvador 26 50 set./dez. |
metadata.dc.format.medium: | 49-61 |
Issue Date: | 2017 |
ISSN: | 2358-0194 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O artigo trata da formação de professores para a educação de alunos com deficiência na escola básica brasileira. Problematizou-se a formação inicial e a temática focalizada, recorrendo-se aos dados coletados em pesquisa sobre as disciplinas e projetos pedagógicos de cursos de licenciatura de universidades federais. Identificou-se a ausência de conteúdo político da educação escolar, da prática pedagógica e da formação docente, o que se expressa no modo como as licenciaturas tratam a educação das pessoas com deficiência. Recorreu-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica para criticar as políticas educacionais e sustentar que os cursos de licenciatura não possibilitam aos seus alunos o aprofundamento teórico sobre a educação inclusiva e os problemas enfrentados na escola. Tais diretrizes reafirmam a função docente pautada na valorização da técnica como fim em si mesma e, por isso, como técnica de adaptação e controle social. A argumentação parte de uma perspectiva crítica a respeito da educação, baseada nos escritos de T. W. Adorno e no conceito de formação do indivíduo. The article analyzes the training of teachers for the education of students with disabilities in the Brazilian basic school. The initial teacher training and the education of these students were examined from research on the disciplines and pedagogical projects of courses promoted by federal universities. It was identified the absence of political content of school education, pedagogical practice and teacher training, which is expressed in the way that the courses for the habilitation of teachers take care of the education of people with disabilities. The National Curricular Guidelines for the Initial and Continuing Education of Professionals of the Magisterium of Basic Education were used to criticize the educational policies and to maintain that the initial teacherformation courses do not allow their students the theoretical and critical study of inclusive education and the problems present in the school. These guidelines define the teaching function based on the valorization of the technique as an end in itself and, therefore, as a technique for the adaptation and the exercise of social control. The argumentation is oriented in a critical perspective of the education, based on the writings of T. W. Adorno and the concept of formation of the individual. El artículo trata de la formación de profesores para la educación de alumnos con discapacidad en la escuela básica brasileña. Se analizó la formación inicial docente y la educación de esos alumnos recurriendo a la investigación sobre las disciplinas y proyectos pedagógicos de cursos de licenciatura promovidos por las universidades federales. Se identificó la ausencia de contenido político de la educación escolar, de la práctica pedagógica y de la formación docente, lo que se expresa en el modo en que las licenciaturas tratan la educación de las personas con discapacidad. Se recurrió a las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial y Continuada de los Profesionales del Magisterio de la Educación Básica para criticar las políticas educativas y aseverar que los cursos no posibilitan a sus alumnos el estudio teórico y crítico de la educación inclusiva y los problemas enfrentados en la escuela. Tales directrices reafirman la función docente pautada en la valorización de la técnica como fin en sí mismo y, por eso, como técnica para la adaptación y el control social. La argumentación parte de una perspectiva crítica acerca de la educación, basada en los escritos de T. W. Adorno y en el concepto de formación del individuo. |
Keywords: | Formação docente Educação inclusiva Políticas educacionais Teacher education Inclusive education Educational policies Formación de profesores Educación inclusiva Políticas educativas |
Citation: | SIMÕES, Maria Cristina Dancham; GIOVINAZZO, CarlosAntônioJunior. Os limites da formação docente e a educação das pessoas com deficiência nas licenciaturas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 50, p. 49-61, set/dez. 2017. 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p49-61. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4261. Acesso em: 2022-03-08 |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p49-61 |
metadata.dc.identifier.url: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4261 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.