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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira
FERNANDES, Anedmafer Mattos
Title: Geografia e música: pensar a partir do kosmos sonoro guarani
metadata.dc.terms.title: Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
metadata.dc.terms.source: Salvador
26
48
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 167-185
Issue Date: 2017
ISSN: 2358-0194
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, que se desdobraram na pesquisa de Doutorado Outras Imaginações Espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia, elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul (MS), a partir das experimentações ocorridas no Instituto Técnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) com alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2015. O objetivo foi experienciar outros pensamentos espaciais a partir do contato com a musicalidade Guarani. O método exercitado foi o de agir/pensar no contexto da Geofilosofia apresentada por Gilles Deleuze e Felix Guattari na articulação de várias ações trabalhadas na sala de aula (análises de imagens e narrativas jornalísticas, dos livros didáticos, de textos científicos, de fotografias e vídeos etc.). Tais ações tensionaram a visão generalizante da identidade indígena pelos não indígenas. Como decorrência disso, os alunos puderam perceber a trama social de negação e desconhecimento da riqueza cultural Guarani. Conclui-se que a força da musicalidade Guarani instiga a outros pensamentos espaciais, a outra geografia possível.

This article is a result of activities developed within the Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas which were deployed in the PhD research Other Space Imaginations: experiments and derivations between sounds and images in geography teachingdeveloped at the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), in Mato Grosso do Sul (MS) from the experiments that occurred in the Instituto Tecnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) with students of the 1st year of high school during the academic year 2015. The objective of this work was to experience other spatial thoughts from the contact with guarani musicality. The method exercised was to act/think in the context of Geophilosophy presented by Gilles Deleuze and Felix Guattari in the articulation of various actions inside the school (analyzes of images and journalistic texts, scientific and didactic texts, photos and vídeos etc.). These actionsconflicted with the dominant view of indigenous identity by non-indigenous peoples. From this, students were able to perceive the social fabric of denial and ignorance about the cultural wealth of the guaranis. It is concluded that the strength of Guarani musicality instigates other spatial thoughts, to another possible geography.

Este artículo es el resultado de las actividades emprendidas en el Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas que se desarrollaron en la investigación de doctorado Otros Imaginaciones Espaciales: experimentaciones y derivas entre los sonidos y las imágenes en enseñanza de la geografía desarrollado en Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), en Mato Grosso do Sul (MS) de los ensayos que tuvieron lugar en Instituto Tecnico Federal de Campo Grande (MS) con los estudiantes de 1º año de secundaria durante el año académico 2015. El objetivo era experimentar otros pensamientos espaciales a partir del contacto con la musicalidad guaraní. Se ejerció el método de la acción/pensamiento en el contexto de la Geofilosofía de Gilles Deleuze e Felix Guattari por medio de la articulación de diversas acciones trabajadas en el aula (análisis de imágenes y texto periodístico, textos científicos y didacticos, fotos y vídeos etcétera). Tales acciones se tensó la opinión dominante de la identidad indígena por los no indígenas. A partir de esto, los estudiantes pueden darse cuenta de la estructura social de negación y ignorancia en relación a la riqueza cultural Guarani. Llegamos a la conclusión de que la fuerza de la musicalidad Guarani instiga otros pensamientos espaciales a otra posible geografia.
Keywords: Geografia
Música
Guarani
Ensino
Espaço
Geography
Music
Guarani
Teaching
Space
Geografía
Música
Guarani
Enseñanza
Espacio
Citation: FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira; FERNANDES, Anedmafer Mattos. Geografia e música: pensar a partir do kosmos sonoro guarani. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 26, n. 48, p. 167-185, jan/abr. 2017. 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p167-185. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582. Acesso em: 2022-03-08
metadata.dc.identifier.doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p167-185
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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