Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5380
metadata.dc.type: Artigos Temático
metadata.dc.creator: SCHUCHTER, Lúcia Helena
ROCHA, Adriana Bruno
Title: Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática
metadata.dc.terms.title: Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
metadata.dc.terms.source: Salvador
23
42
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 187-195
Issue Date: 2014
ISSN: 2358-0194
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo configura-se a partir de uma pesquisa, que buscou compreender como são utilizados a Biblioteca Escolar e o Laboratório de Informática, enquanto ambientes de produção de leitura, escrita e conhecimento. Buscou-se fundamentação teórico-metodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, respaldada por Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. O campo de pesquisa constituiu-se de duas escolas situadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação desenvolveu-se por meio de: (a) entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, uma professora responsável pelo laboratório de informática, três professores e duas coordenadoras pedagógicas; (b) análise documental; (c) observação; e (d) questionário. A pesquisa aponta a possibilidade de trabalhos integrados na biblioteca escolar, no laboratório de informática e na sala de aula, e mostra a necessidade da formação para o uso das tecnologias a toda comunidade escolar.

This article sets up from a research which aims to understand how the School Library and the Computer Lab are being used as reading, writing and knowledge production environments. It is based on qualitative research according to the historical and cultural approach and Lev S. Vygotsky and Mikhail Bakhtin studies. The field of research was two schools located in the city of Juiz de Fora in the state of Minas Gerais. The research developed by: (a) semi-structured interviews with two librarians, a teacher who was responsible for the computer lab, three teachers and two pedagogical coordinators; (b) document analysis; (c) observation; and (d) questionnaire. The research indicates the possibility of integrated activities in the school library, in the computer lab and in the classroom, and it also shows the need for training the school community in the use of technology.
Keywords: Biblioteca escolar
Laboratório de informática
Letramentos
Formação de professores
School library
Computer lab
Literacies
Teacher training
Biblioteca escolar
Laboratorio de computación
Alfabetización
Formación de profesores
Citation: SCHUCHTER, Lúcia Helena; ROCHA, Adriana Bruno. Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 187-195, jul/dez. 2014. 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1040. Acesso em: 2022-03-08
metadata.dc.identifier.doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p%p
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1040
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.