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metadata.dc.type: Artigos Temático
metadata.dc.creator: SCIASCIO, Jorge Henrique
QUENZER, Sara Matthiesen
Title: Aprendendo xadrez: a satisfação dos alunos em jogar tecnologicamente ou tradicionalmente
metadata.dc.terms.title: Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade
metadata.dc.terms.source: Salvador
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44
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 195-210
Issue Date: 2015
ISSN: 2358-0194
metadata.dc.language: pt
Abstract: Apesar de sua origem remota, as formas de ensinar e de jogar xadrez evoluíram pouco nos últimos séculos. Entretanto, com o advento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, principalmente do computador pessoal e da internet, o xadrez experimentou novas formas de ser jogado e estudado. Baseado nestes dados, realizou-se esta pesquisa com o objetivo de avaliar a satisfação dos alunos em jogar pelas formas tradicional e tecnológica, bem como determinar a preferência entre as diferentes formas de jogá-lo. Para tanto, duas classes do 4º ano do Ensino Fundamental I receberam 20 aulas de xadrez pelas abordagens metodológicas: presencial e tecnológica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo “Não Probabilística” e por “Tipicidade”, utilizando-se a escala do tipo “Likert’ e o aplicativo de acesso remoto do tipo “SaaS”, o “Google docs”. Os resultados revelaram que as crianças apresentaram um nível de satisfação significativamente maior em jogar pela forma tradicional, preferindo-a em detrimento da tecnológica, demonstrando um alto nível de satisfação com a inserção deste conteúdo no cotidiano escolar.

Despite the ancient origins of chess, methods of teaching and playing the game have evolved little in recent centuries. However, the advent of new Information and Communication Technologies, particularly personal computers and the Internet, has seen the development of new ways of studying and playing chess. Based on data related to these new forms, we carried out this research study with the objective of evaluating students’ satisfaction in engaging in traditional and online/computer chess, and determining their preferences regarding the different ways of playing the game. With this aim, two classes of Grade 4 elementary school students received 20 chess lessons according to different methodological approaches: in-class and technological. The methodology adopted was qualitative, incorporating “Non-Probability,” and “Typicality”, using a “Likert”-type scale and “Google docs,” a “SaaS” type remote access application. Results revealed that children experienced significantly greater levels of satisfaction when they played chess in the classroom, preferring traditional to technological forms of the game, and exhibiting high levels of satisfaction when this content was integrated into the daily school curriculum.

A pesar de sus orígenes antiguos, las formas de enseñar y de jugar ajedrez evolucionaron poco en los últimos siglos. Sin embargo, con la llegada de las nuevas tecnologías de la información y la comunicación, especialmente la computadora personal y de la Internet, el ajedrez experimentó nuevas formas de ser jugado y estudiado. Basándose en estos datos, esta investigación se realizó con el objetivo de evaluar la satisfacción de los estudiantes al jugar con las formas tradicionales y tecnológicas, así como determinar la preferencia entre las diferentes formas de jugarlo. Por lo tanto, dos clases de 4º año de la escuela primaria recibieron 20 lecciones de ajedrez por los enfoques metodológicos: presencial y tecnológico. La metodología utilizada fue la cualitativa, de tipo “No probabilístico” y por “tipicidad”, utilizando la escala de tipo “Likert” y el aplicativo de acceso remoto de tipo “SaaS” y “Google Docs”. Los resultados revelaron que los niños presentaban un nivel de satisfacción significativamente mayor en jugar por la forma tradicional, prefiriéndola en detrimento de la tecnológica, demostrando un alto nivel de satisfacción con la inclusión de estos contenidos en la vida escolar cotidiana.
Keywords: Xadrez
Ensino
Aprendizagem
Satisfação
Tecnologia
Chess
Teaching
Learning
Satisfaction
Technology
Ajedrez
Educación
Aprendizaje
Satisfacción
Tecnología
Citation: SCIASCIO, Jorge Henrique; QUENZER, Sara Matthiesen. Aprendendo xadrez: a satisfação dos alunos em jogar tecnologicamente ou tradicionalmente. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 195-210, jul/dez. 2015. 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p195-210. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12689. Acesso em: 2022-03-08
metadata.dc.identifier.doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p195-210
metadata.dc.identifier.url: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12689
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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