Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5080
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: ARAUJO, Marilia Frassetto de
ROSSI, Célia Regina
TEIXEIRA, Filomena
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0001-7345-7253
https://orcid.org/0000-0002-2903-4955
https://orcid.org/0000-0001-7374-3671
Title: O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
14
n. esp. 2
jul.
metadata.dc.format.medium: 1410-1426
Issue Date: 2019
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: A pesquisa teve por objetivo compreender a construção do saber-fazer docente no Ensino Fundamental II, com professores/as de diferentes áreas (ciências humanas, exatas e biológicas) em relação à forma como é trabalhada a educação para a sexualidade em 2 escolas públicas de Coimbra – Portugal e 2 escolas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo – Brasil. Como base, foi utilizada a legislação vigente nos dois países.

The research was aimed to understand the construction of know-how of the teaching staff in Elementary Education II, with teachers from different areas (humanities, sciences and biological sciences) in relation to how the sexuality education was worked in 02 public schools in Coimbra - Portugal and in 02 public schools in Piracicaba, São Paulo – Brazil. As a basis, we use the current legislation in both countries.

La investigación tuvo por objeto comprender la construcción del conocimiento docente en la Enseñanza Primaria II, con profesores/as de diferentes áreas (ciencias humanas, exactas y biológicas) en relación a la forma en que se trabaja la educación para la sexualidad en 2 escuelas públicas de Coimbra - Portugal y 2 escuelas públicas de Piracicaba, estado de São Paulo - Brasil. Como base, se utilizó la legislación vigente en los dos países.
Keywords: Educação para a sexualidade
Políticas de formação de professores
Relações de gênero
Fazer docente
Sexuality for education
Teachers formation policies
Gender relations
Teaching staff know-how
Educación para la sexualidad
Políticas de formación de profesores
Relaciones de género
Conocimiento docente
Citation: ARAUJO, Marilia Frassetto de; ROSSI, Célia Regina; TEIXEIRA, Filomena. O saber fazer docente em educação para a sexualidade na educação básica: um paralelo entre Portugal e Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. n. esp. 2, p. 1410-1426, jul. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12608. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12608. Acesso em: 2022-03-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v14iesp.2.12608
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12608
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.