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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de
BARROS, Marta Silene Ferreira
RABAL, Taira Sanches
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-0422-4533
https://orcid.org/0000-0002-1924-8490
https://orcid.org/0000-0001-9523-5280
Title: Formação e ação docente na perspectiva sócio-histórica: um olhar para humanização dos sujeitos na educação
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
14
1
jan./mar.
metadata.dc.format.medium: 108-122
Issue Date: 2019
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: O estudo proposto tem por objetivo principal compreender o processo de humanização e emancipação dos sujeitos, considerando a formação dos profissionais da educação como significante na Educação Escolar. A justificativa para a realização da pesquisa se dá pela identificação de uma educação atual que tem invertido as prioridades em relação a sua finalidade, desse modo, o espaço que poderia contribuir para a concepção de indivíduos desenvolvidos em suas máximas potencialidades, acaba ficando a serviço da manutenção do sistema capitalista. O problema que suscitou a investigação se resume em: quais as premissas necessárias para uma ação docente que transcenda a lógica do capital e conduza à humanização dos indivíduos na sociedade? Na metodologia do estudo optou-se por uma abordagem qualitativa, pautada na pesquisa bibliográfica para elaboração do corpo teórico, sobretudo sob os princípios da Pedagogia Histórico-Crítica e a Psicologia Histórico-Cultural, ambas fundamentadas pelos fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os resultados acabam por revelar uma prática pedagógica fragilizada pela falta de consciência e intencionalidade das atividades propostas, isso não desassociando a escola de toda a conjuntura da sociedade a qual está inserida, que por sua vez tem um sistema econômico vigente que “dialoga” não só com a economia, mas com o modo de produzir, de se relacionar, de pensar, de agir. Ainda assim, pode-se avaliar que mesmo com os obstáculos dentro do contexto escolar, há possibilidades de superação para uma formação de sujeitos preparados visando à humanização.

The main objective of this study is to understand the process of humanization and emancipation of the subjects, considering the training of education professionals as sig-nificant in SchoolEducation. The justification for the research is given by the identification of a current education that has inverted the priorities in relation to its purpose, in this way, the space that could contribute to the conception of individuals developed to their maximum po-tential, ends up being in the service of the maintenance of the capitalist system. The problem that has arisen from research is: what are the premises necessary for a teaching action that transcends the logic of capital and leads to the humanization of individuals in society? In the methodology of the study we opted for a qualitative approach, based on the bibliographical research for the elaboration of the theoretical body, especially under the principles of Histor-ical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, both based on the foundations of historical-dialectical materialism. The results turn out to reveal a pedagogical practice weak-ened by the lack of awareness and intentionality of the activities proposed, this not disassoci-ating the school from all the conjuncture of the society that is inserted, which in turn has a current economic system that "dialogues" not only with the economy, but with the way of pro-ducing, of relating, of thinking, of acting. Nevertheless, it can be evaluated that even with the obstacles within the school context, there are possibilities of overcoming to a formation of prepared subjects aiming at humanization.

El estudio propuesto tiene por objetivo principal comprender el proceso de hu-manización y emancipación de los sujetos, considerando la formación de los profesionales de la educación como significante en la Educación Escolar. La justificación para la realización de la investigación se da por la identificación de una educación actual que ha invertido las prioridades en relación a su finalidad, de ese modo, el espacio que podría contribuir a la concepción de individuos desarrollados en sus máximas potencialidades, acaba quedando al servicio de la mantenimiento del sistema capitalista. El problema que suscitó la investigación se resume en: ¿cuáles son las premisas necesarias para una acción docente que trascienda la lógica del capital y conduzca a la humanización de los individuos en la sociedad? En la me-todología del estudio se optó por un abordaje cualitativo, pautado en la investigación biblio-gráfica para la elaboración del cuerpo teórico, sobre todo bajo los principios de la Pedago-gía Histórico-Crítica y la Psicología Histórico-Cultural, ambas fundamentadas por los fun-damentos del materialismo histórico-dialéctico. Los resultados acaban por revelar una prác-tica pedagógica fragilizada por la falta deconciencia e intencionalidad de las actividades propuestas, eso no desasociando la escuela de toda la coyuntura de la sociedad a la que está inserta, que a su vez tiene un sistema económico vigente que "dialoga" no sólo con la econo-mía, pero con el modo de producir, de relacionarse, de pensar, de actuar. Sin embargo, se puede evaluar que incluso con los obstáculos dentro del contexto escolar, hay posibilidades de superación para una formación de sujetos preparados para la humanización.
Keywords: Educação
Formação
Ação docente
Humanização
Education
Formation
Teaching action
Humanization
Educación
Entrenamiento
Acción docente
La humanización
Citation: ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de ; BARROS, Marta Silene Ferreira ; RABAL, Taira Sanches. Formação e ação docente na perspectiva sócio-histórica: um olhar para humanização dos sujeitos na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 108-122, jan/mar. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11143. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11143. Acesso em: 2022-03-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11143
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11143
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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