Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5016
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: PEREIRA, Vágner Ricardo de Araújo
HAYASHI, Carlos Roberto Massao
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-0168-8594
http://orcid.org/0000-0003-1481-5545
Title: Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
14
2
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 526-542
Issue Date: 2019
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste artigo é apresentada uma proposta didática interdisciplinar com o objetivo de analisar questões sociotécnicas controversas em cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento dos raciocínios crítico e reflexivo por meio da argumentação. A proposta foi elaborada com base em pesquisa realizada em uma turma de engenharia em horário extraclasse. A pesquisa foi delineada na forma de estudo de caso com análise qualitativa de dados. Os resultados indicam que os estudantes se envolvem e valorizam atividades interdisciplinares em sua formação profissional, entretanto, introduzi-las no currículo regular ainda é um desafio.

This paper presents an interdisciplinary didactic proposal with the aim of analyzing controversial sociotechnical issues in engineering education and contributes to the development of critical and reflexive reasoning through argumentation. The proposal was basedon research done in an engineering class in extra-class hours. The research was outlined as a case study with qualitative data analysis. The results indicate that students engage and value interdisciplinary activities in their professionalqualification; however, introducing them into the regular curriculum is still a challenge.

En este artículo se presenta una propuesta didáctica interdisciplinaria con el objetivo de analizar cuestiones sociotécnicas controvertidas en cursos de ingenieríay contribuir al desarrollo de los razonamientos crítico y reflexivo por medio de la argumentación.La propuesta fue elaborada con base en investigación realizada en una clase de ingeniería en horario extra clase. La investigación fue delineada en la forma de estudio de caso con análisis cualitativo de datos. Los resultados indican que los estudiantes se involucran y valoran actividades interdisciplinarias en su formación profesional, sin embargo, introducirlas en el currículo regular sigue siendo un desafío.
Keywords: Ensino de engenharia
Interdisciplinaridade
Questões sociotécnicas controversas
Ciência
tecnologia e sociedade
Padrão de argumentos de Toulmin
Engineering education
Interdisciplinarity
Controversial sociotechnical issues
Science, technology and society
Toulmin’s argument pattern
Enseñanza de ingeniería
Interdisciplinariedad
Cuestiones sociotécnicas controvertidas
Ciencia, tecnología y sociedad
Patrón de argumentos de Toulmin
Citation: PEREIRA, Vágner Ricardo de Araújo ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 526-542, abr/jun. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11374. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11374. Acesso em: 2022-03-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11374
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11374
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.