Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5016
metadata.dc.type: | Artigos |
metadata.dc.creator: | PEREIRA, Vágner Ricardo de Araújo HAYASHI, Carlos Roberto Massao |
metadata.dc.creator.orcid: | http://orcid.org/0000-0002-0168-8594 http://orcid.org/0000-0003-1481-5545 |
Title: | Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia |
metadata.dc.terms.title: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
metadata.dc.terms.source: | Araraquara 14 2 abr./jun. |
metadata.dc.format.medium: | 526-542 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 1982-5587 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Neste artigo é apresentada uma proposta didática interdisciplinar com o objetivo de analisar questões sociotécnicas controversas em cursos de engenharia e contribuir para o desenvolvimento dos raciocínios crítico e reflexivo por meio da argumentação. A proposta foi elaborada com base em pesquisa realizada em uma turma de engenharia em horário extraclasse. A pesquisa foi delineada na forma de estudo de caso com análise qualitativa de dados. Os resultados indicam que os estudantes se envolvem e valorizam atividades interdisciplinares em sua formação profissional, entretanto, introduzi-las no currículo regular ainda é um desafio. This paper presents an interdisciplinary didactic proposal with the aim of analyzing controversial sociotechnical issues in engineering education and contributes to the development of critical and reflexive reasoning through argumentation. The proposal was basedon research done in an engineering class in extra-class hours. The research was outlined as a case study with qualitative data analysis. The results indicate that students engage and value interdisciplinary activities in their professionalqualification; however, introducing them into the regular curriculum is still a challenge. En este artículo se presenta una propuesta didáctica interdisciplinaria con el objetivo de analizar cuestiones sociotécnicas controvertidas en cursos de ingenieríay contribuir al desarrollo de los razonamientos crítico y reflexivo por medio de la argumentación.La propuesta fue elaborada con base en investigación realizada en una clase de ingeniería en horario extra clase. La investigación fue delineada en la forma de estudio de caso con análisis cualitativo de datos. Los resultados indican que los estudiantes se involucran y valoran actividades interdisciplinarias en su formación profesional, sin embargo, introducirlas en el currículo regular sigue siendo un desafío. |
Keywords: | Ensino de engenharia Interdisciplinaridade Questões sociotécnicas controversas Ciência tecnologia e sociedade Padrão de argumentos de Toulmin Engineering education Interdisciplinarity Controversial sociotechnical issues Science, technology and society Toulmin’s argument pattern Enseñanza de ingeniería Interdisciplinariedad Cuestiones sociotécnicas controvertidas Ciencia, tecnología y sociedad Patrón de argumentos de Toulmin |
Citation: | PEREIRA, Vágner Ricardo de Araújo ; HAYASHI, Carlos Roberto Massao. Controvérsias sociotécnicas: uma proposta didática para o ensino de engenharia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 526-542, abr/jun. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11374. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11374. Acesso em: 2022-03-07 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.11374 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11374 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível técnico |
Appears in Collections: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.