Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5007
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: MAMCASZ-VIGINHESKI, Lúcia Virginia
SILVA, Sani de Carvalho Rutz da
SHIMAZAKI, Elsa Midori
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-6474-0927
https://orcid.org/0000-0002-1548-5739
https://orcid.org/0000-0002-2225-5667https://orcid.org/0000-0002-2225-5667
https://orcid.org/0000-0003-3313-1472
Title: Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
14
2
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 404-419
Issue Date: 2019
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: A alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual é um desafio ao professor do ensino regular, uma vez que a alfabetização desse estudante acontece juntamente com a alfabetização dos estudantes sem deficiência. Preocupados em auxiliar o professor do ensino regular nesta tarefa, este artigo apresenta algumas reflexões acerca do uso de jogos em sala de aula, como um recurso metodológico para a alfabetização matemática, assim como apresenta alguns jogos que podem ser adaptados para o ensino da disciplina de matemática para estudantes com deficiência visual. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e da experiência profissional em uma Sala de Recursos Multifuncional do Tipo II, a qual presta atendimento especializado para estudantes com deficiência visual. Verificou-se que, utilizados de forma adequada, os jogos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de Matemática para estudantes com essa deficiência, se considerados alguns cuidados necessários na sua utilização.

Mathematical literacy for students with visual impairments is a challenge to the teacher’s regular education, since literacy that student happens with literacy students without disabilities. Anxious to help the teacher regular education is this task, this article presents some reflections on the use of classroom games, as a methodological resource for mathematical literacy, as well as presents some games which can be adapted to the mathematical discipline for students with visual impairment.The work was developed from bibliographicresearchand professional experiencein a Multifunctional Resource Room TypeII, which provides specialized care for students with visual impairment.Checked that, used appropriately, the gamescontribute to the process of teaching and learning mathematicsfor students with disabilities that, are considered some necessary care in its use.

Laalfabetizaciónmatemática para estudiantes condeficiencia visual esunreto alprofesor deenseñanzaregular, una vez que la alfabetizacióndeese estudiante ocurre juntamente conla alfabetizaciónde los estudiantes sindeficiencia. Preocupados porauxiliar elprofesor deenseñanzaregular enesta tarea, esteartículopresentaalgunas reflexiones sobre eluso de juegos ensala de clase, como unrecurso metodológicopara la alfabetizaciónmatemática, asícomo presenta algunos juegos que puedenser adaptados para laenseñanza de laasignaturade matemáticasparaestudiantes condeficiencia visual. Eltrabajo fuedesarrollado a partir de investigaciónbibliográficayde laexperiencia profesionalenuna Sala de Recursos Multifuncional en el área dedeficiencia visual.Se averiguóque, utilizados de forma adecuada, los juegos contribuyenpara elproceso de enseñanzayaprendizajede Matemáticaspara estudiantes conesa deficiencia, siconsiderados algunos cuidados necesarios ensu utilización.
Keywords: Alfabetização matemática
Jogos
Inclusão
Deficiência visual
Literacy mathematics
Games
Inclusion
Visual impairment
Alfabetizaciónmatemática
Juegos
Inclusión
Deficiencia visual
Citation: MAMCASZ-VIGINHESKI, Lúcia Virginia ; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da ; SHIMAZAKI, Elsa Midori ; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. Jogos na alfabetização matemática para estudantes com deficiência visual numa perspectiva inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 404-419, abr/jun. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.8893. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8893. Acesso em: 2022-03-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.8893
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8893
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.