Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/5000
metadata.dc.type: Relatos de Experiência
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Cíntia Régia
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-3319-3702
Title: Entre trajetórias e a construção da consciência histórica na formação dos professores de História (Indaial/SC)
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
14
1
jan./mar.
metadata.dc.format.medium: 309-324
Issue Date: 2019
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo faz um balanço teórico-metodológico sobre a trajetória da Formação de Professores do Ensino Fundamental (anos finais) da rede municipal de Indaial (SC). O objetivo dessa formação, iniciada em 2014 e concluída em 2017, era reelaborar a Proposta Curricular de História. Os professores ressignificaram os conteúdos e abordagens das práticas de ensino em história reinterpretando suas consciências históricas. Essa análise é dividida em três momentos: primeiro, abordamos as escolhas dos referenciais teóricos e metodológicos; segundo, discutimos a importância das reflexões acerca da pluralidade étnico-cultural na didática da História; por fim, apresentamos as ações efetivadas na formação com esses professores para a reelaboração da proposta.

This article makes a theoretical-methodological balance on thetrajectory of the Teacher Training of Elementary School (final years) of the municipal network of Indaial (SC). The purpose of this training, begun in 2014 and completed in 2017, was to rework the Curriculum Proposal of History. The teachers carried out the re-signification of contents and approaches of teaching practices in history, building and reinterpreting their historical consciousnesses. This analysis is divided into three moments: in the first, we approach the choices of theoretical and methodological references; in the second, we discuss the importance of reflections about ethnic-cultural plurality in the didacticsof History; finally, we present the actions carried out in the training with these teachers for the re-elaboration of the proposal.

Este artículo hace un balance teórico-metodológico sobre la trayectoria de la Formación de Profesores de la Enseñanza Fundamental (años finales) de la red municipal de Indaial (SC). El objetivo de esta formación, iniciadaen 2014 y concluida en 2017, era reelaborar la propuesta curricular de historia. Los profesores resignificaron los contenidos y enfoques de las prácticas de enseñanza en historia reinterpretando sus conciencias históricas. Este análisis se divide en tres momentos: primero, abordamos las elecciones de los referentes teóricos y metodológicos; segundo, discutimos la importancia de las reflexiones acerca de la pluralidad étnico-cultural en la didáctica de la Historia; por último, presentamos las acciones efectivas en la formación con esos profesores para la reelaboración de la propuesta.
Keywords: Formação de professores
Diversidade étnico-cultural
Consciência histórica docente
Teacher training
Ethnic-cultural diversity
Historical teacher consciousness
Formación de profesores
Diversidad étnico-cultural
Consciencia histórica docente
Citation: RODRIGUES, Cíntia Régia. Entre trajetórias e a construção da consciência histórica na formação dos professores de História (Indaial/SC). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 309-324, jan/mar. 2019. https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11070. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11070. Acesso em: 2022-03-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v14i1.11070
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11070
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.