Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4798
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | RIBEIRO Débora GAIA Ronan da Silva Parreira |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-9856-555X https://orcid.org/0000-0003-2342-0019 |
Title: | Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais |
metadata.dc.terms.title: | Linhas Críticas |
metadata.dc.terms.source: | Brasília 27 jan./dez. |
metadata.dc.format.medium: | e35968 |
Issue Date: | 2021 |
ISSN: | 1981-0431 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O objetivo deste estudo é relacionar a formação de professores e a educação das relações étnico-raciais sob uma perspectiva decolonial. Partimos do pressuposto, reforçado também por outros autores, como Coelho e Coelho (2018), Pereira e Pereira (2020), Reis (2018), entre outros, de que a formação de professores é central para a construção de uma educação antirracista. Assim, analisamos algumas pesquisas sobre a inserção da temática da educação das relações étnico-raciais em cursos de formação de professores. Concluímos que esse processo ocorre de forma fragmentada e insuficiente, e que, diante de uma concepção decolonial, a transformação das universidades precisa ocorrer de forma estrutural em sua organização e currículo. The aim of this study is to relate teacher training and the education of ethnic-racial relations from a decolonial perspective. We start from the assumption, also reinforced by other authors, such as Coelho and Coelho (2018), Pereira and Pereira (2020), Reis (2018), among others, that teacher training is central to the construction of an anti-racist education. Thus, we analyzed some research on the insertion of the theme of education of ethnic-racial relations in teacher training courses. We conclude that this process occurs in a fragmented and insufficient way, and that, in the face of a decolonial conception, the transformation of universities needs to occur in a structural way in their organization and curriculum. El objetivo de este estudio es relacionar la formación docente y la educación de las relaciones étnico-raciales desde una perspectiva decolonial. Partimos del supuesto, también reforzado por otros autores, como Coelho y Coelho (2018), Pereira y Pereira (2020), Reis (2018), entre otros, de que la formación docente es central en la construcción de una educación antirracista. . Así, analizamos algunas investigaciones sobre la inserción del tema de la educación de las relaciones étnico-raciales en los cursos de formación de profesores. Concluimos que este proceso se da de manera fragmentada e insuficiente, y que, frente a una concepción decolonial, la transformación de las universidades necesita ocurrir de manera estructural en su organización y currículo. L'objectif de cette étude est de mettre en relation la formation des enseignants et l'éducation aux relations ethnico-raciales dans une perspective décoloniale. Nous partons de l'hypothèse, également renforcée par d'autres auteurs, tels que Coelho et Coelho (2018), Pereira et Pereira (2020), Reis (2018), entre autres, que la formation des enseignants est au cœur de la construction d'une éducation antiraciste . Ainsi, nous avons analysé certaines recherches sur l'insertion du thème de l'éducation des relations ethnico-raciales dans les cours de formation des enseignants. Nous concluons que ce processus se produit de manière fragmentée et insuffisante, et que, face à une conception décoloniale, la transformation des universités doit se produire de manière structurelle dans leur organisation et leur cursus. |
Keywords: | Formação de professores Educação das relações étnico-raciais Educação superior Teacher training Ethnic-racial relations education Higher education Formación del profesorado Educación en relaciones étnico-raciales Educación superior Formation des enseignants Éducation aux relations ethnico-raciales Enseignement supérieur |
Citation: | RIBEIRO Débora; GAIA Ronan da Silva Parreira. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p. e35968, jan/dez. 2021. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35968. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35968. Acesso em: 2022-02-25 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35968 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35968 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Linhas Críticas |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.