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DC FieldValueLanguage
dc.creatorCONCEIÇÃO, Sergio Henrique
dc.creatorMOTA JÚNIOR, Antônio de Macêdo
dc.creatorDOURADO, Gilson Barbosa
dc.date.accessioned2021-11-12T13:05:33Z-
dc.date.available2021-11-12T13:05:33Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Sergio Henrique; MOTA JÚNIOR, Antônio de Macêdo; DOURADO, Gilson Barbosa. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB): uma década da política pública na região metropolitana de Salvador (RMS). Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 316-341, jan/abr. 2021. https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57769. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57769. Acesso em: 2021-11-12
dc.identifier.issn2238-8346
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/4722-
dc.description.abstractO estudo de natureza exploratória-descritiva e documental, de abordagem quantitativa, investiga a execução do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no período 2009-2019, no contexto de cinco municípios (Camaçari, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho) da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os resultados obtidos indicaram que o Fundeb possibilitou ampliar o volume de recursos nos sistemas municipais de educação; entretanto, aspectos relacionados à demanda reprimida na educação infantil, indisponibilidade de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE) e o decréscimo nas matrículas na educação de jovens e adultos (EJA) configuram-se como desafios a serem superados.pt_BR
dc.description.abstractThe exploratory-descriptive and documentary study, with a quantitative approach, investigates the execution of the Fund for the Maintenance and Development of Basic Education and the Valorization of Education Professionals (Fundeb), in the period 2009-2019, in the context of five municipalities (Camaçari, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João and Simões Filho) from the Metropolitan Region of Salvador (RMS). The results obtained indicated that Fundeb made it possible to increase the volume of resources in the municipal education systems, however, aspects related to the pent-up demand in early childhood education, unavailability of resources for maintenance and development of education (MDE) and the decrease in enrollments in education. youth and adults (EJA) are challenges to be overcome.en_US
dc.format.medium316-341
dc.languageptpt_BR
dc.subjectFundebpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana de Salvador (RMS)pt_BR
dc.subjectFundeben_US
dc.subjectBasic Educationen_US
dc.subjectMetropolitan Region of Salvador (RMS)en_US
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleFundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação (FUNDEB): uma década da política pública na região metropolitana de Salvador (RMS)
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceUberlândia
dc.terms.source10
dc.terms.source1
dc.terms.sourcejan./abr.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57769
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5833-9806
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6440-4608
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9752-9212
dc.identifier.urlhttp://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57769
dc.terms.titleRevista Educação e Políticas em Debate
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